Uma das primeiras e mais tradicionais vinícolas do Brasil, reconhecida por suas inúmeras conquistas e pioneirismos, prepara a 5ª geração da família para assumir a liderança da empresa, mantendo suas raízes familiares.
A história da Vinícola Dom Cândido remonta a 1875, quando Luigi e Leonor, avós de Cândido Valduga (3ª geração), chegaram ao Brasil, vindos da região do Tirol Italiano, e se estabeleceram em uma colônia no que hoje é conhecido como Vale dos Vinhedos.
Com produção própria, a Vinícola controla e cuida de cada etapa de sua arte, desde o plantio até a fermentação e o amadurecimento em barricas de carvalho. Além dos vinhos, a vinícola oferece um complexo enoturístico, que inclui desde degustações descontraídas na loja até experiências envolventes e diferenciadas, como um passeio de trator com uma vista deslumbrante de sua propriedade, em meio ao Vale.
Atualmente, a 4ª geração, representada por Marcos Valduga e Celso Valduga, está à frente da empresa. Eles são responsáveis por preparar e instruir a 5ª geração, composta por Laura Valduga e Gabriel Valduga, para assumir a gestão empresarial, transmitindo os ensinamentos seculares e enfatizando a tradição da marca, que já está no mercado há mais de 37 anos.
Pioneirismo passado de geração em geração
A Vinícola Dom Cândido é marcada por diversos marcos no mundo vitivinícola. A 4ª geração inovou em vários segmentos que alavancaram a vitivinicultura nacional, como o lançamento do primeiro vinho de Marselan a nível nacional. Eles também compõem o quadro de fundadores do Vale dos Vinhedos e participaram do processo que tornou o Vale a primeira Denominação de Origem do Brasil.
Esses aprendizados e a carga histórica estão sendo transmitidos à 5ª geração, que já começou a atuar, trazendo grandes conquistas para a vinícola e para o mercado, tanto nacional quanto global.
![5ª Geração da família Dom Cândido: Inovação sem perder a tradição 2 WhatsApp Image 2024 08 30 at 20.50.48 2 scaled Cosmopolitam](https://cosmopolitam.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-30-at-20.50.48-2-scaled.jpeg)
Exportação de Vinhos
Iniciada pela 4ª geração e atualmente conduzida pela 5ª geração, o projeto de exportação da Vinícola Dom Cândido está em pleno desenvolvimento. Associada ao projeto “Wine of Brazil”, convênio setorial executado pelo Consevitis-RS e ApexBrasil, a Vinícola espera iniciar as exportações em breve. Laura e Gabriel Valduga participarão da PROWINE, onde esperam fechar importantes negócios internacionais. Com uma gama produtiva variada, que vai de vinhos jovens a vinhos de maior complexidade, a Vinícola tem como objetivo se posicionar no mercado como uma exportadora de vinhos e espumantes de qualidade, memoráveis e singulares. Levar a experiência Dom Cândido ao mundo é um sonho geracional que está prestes a se tornar realidade.
Primeira Vínicula do mundo a tokenizar vinhos da denonimaçao de origem na blockchain
A 5ª geração não apenas traz novas ideias de rótulos e auxilia no lançamento de novos produtos, mas também está impulsionando a Vinícola Dom Cândido no mundo descentralizado da blockchain. Por meio de um projeto inovador, apoiado pelo SEBRAE/RS, desenvolvido pelo IColab em parceria com InterChains, a vinícola se torna a primeira no mundo a tokenizar os vinhos de Denominação de Origem.
Através de um QRCode localizado na parte inferior do contra rótulo dos produtos Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, os consumidores poderão acessar todo o processo produtivo do vinho, desde o plantio da videira até o envasamento do produto. Esse projeto visa oferecer uma experiência olfativa, palatável e intelectual única, reforçando os pilares de inovação, transparência e confiabilidade que sempre foram essenciais para a Vinícola Dom Cândido. O legado inovador da família Valduga segue vivo e à frente, revolucionando o mercado.
Lançamentos
Após o sucesso do vinho 4ª Geração – Marselan, o primeiro vinho de Marselan do Brasil, que se tornou o carro-chefe da vinícola, a Vinícola Dom Cândido planeja lançar em 2025 um novo produto que levará o nome “5ª GERAÇÃO“.
“Não podemos ainda divulgar qual será o vinho, pois ainda é segredo, mas o spoiler que posso dar é que as barricas já chegaram da França, e o vinho terá, pelo menos, 12 meses de amadurecimento em carvalho francês de 1º uso,” comenta Gabriel Valduga.
“Esse vinho traduzirá a nossa geração, possuirá uma excelente estrutura, sendo elaborado com safras históricas, e estamos estudando uma apresentação moderna, que traduzirá a essência da vinícola. Estamos muito ansiosos para esse lançamento, que é a nossa cara,” acrescenta Laura Valduga.
A 5ª geração está escrevendo sua história de inovação e criação na vitivinicultura, pronta para continuar o legado da família Dom Cândido.
![5ª Geração da família Dom Cândido: Inovação sem perder a tradição 3 WhatsApp Image 2024 08 30 at 20.50.48 1 1 scaled Cosmopolitam](https://cosmopolitam.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2024-08-30-at-20.50.48-1-1-scaled.jpeg)
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.