Melhor Direção ficou com “Deixa” e Fotografia com “Mãri-Hi – A árvore do Sonho”; “Ela Mora Logo Ali” recebeu três prêmios, incluído Melhor Roteiro.
Com uma noite exclusiva para entrega dos Kikitos, os vencedores da categoria Curta-Metragem Brasileiro da 51º Festival de Cinema de Gramado foram divulgados nesta sexta-feira (18). A obra “Remendo”, de Roger Gihl, levou o maior prêmio da noite, com o troféu melhor filme. A produção do Espirito Santo conta a história de Zé carrega, que um fardo e traz o questionamento “Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?”.
A premiação para Melhor Direção ficou com Mariana Jaspe, por “Deixa”, filme carioca; e Melhor Fotografia para Morzanel Iramari, por “Mãri-Hi – A árvore do Sonho”, de Roraima. A produção de Rondônia “Ela Mora Logo Ali”, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, recebeu três prêmios: melhor filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro e Melhor Atriz para Agrael de Jesus.
O Melhor Ator ficou com Phillipe Coutinho de “Sabão Líquido”, o representante gaúcho da mostra nacional. A produção do Rio Grande do Sul ainda recebeu o troféu de Melhor Desenho e Som, entregue a Kiko Ferraz.
Ainda dos 13 prêmios, Mano Teko e Aquahertz de Melhor Trilha Musical, por “Yãmî-Pá”; a Melhor Direção de Arte ficou com Felipe Spooka e Jacksciene Guedes, por “Casa de Bonecas”; já a Melhor Montagem foi para Luiza Garcia, por “Camaco”.
Por fim, “Mãri-Hi – A Árvore do Sonho” também recebeu o Prêmio Especial do Júri, já a Menção Honrosa foi para “Cama Vazia”, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet e o ganhador de Melhor Curta Júri da Crítica foi “Camaco”, de Breno Alvarenga.
A iniciativa de antecipar a premiação dos curtas em uma noite ocorre pela primeira vez no Festival de Cinema e visa proporcionar uma maior visibilidade aos vencedores da mostra desse tipo de produção cinematográfica.
Neste sábado (19), serão conhecidas as melhores produções das mostras de longas brasileiros, documentais e gaúchos.