Fechar Menu
CosmopolitamCosmopolitam
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CosmopolitamCosmopolitam
    domingo, julho 6
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    CosmopolitamCosmopolitam
    Início | Gerson Fogaça | Censurada no Brasil, mostra “O Sangue no Alguidá” será apresentada no MOCAA em Miami
    Noticias

    Censurada no Brasil, mostra “O Sangue no Alguidá” será apresentada no MOCAA em Miami

    Colaboração por Renato Cipriano1 maio, 2024 - 9:40:03
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    Img 20240501 Wa0003 Cosmopolitam
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.47.07 Cosmopolitam

    Após uma censura polêmica no Brasil, em 2019, que impulsionou uma montagem urgente no Museu Nacional da República em Brasília, o Museum of Contemporary Art of the Americas (MOCAA), localizado em 12063 SW 131st Ave, Miami, FL, Estados Unidos, apresenta a partir do próximo dia 10 de maio, a mostra “O Sangue no Alguidá”, exposição colaborativa entre o artista brasileiro Gerson Fogaça e o escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez.

    Com curadoria assinada por Dayalis González Perdomo e produção de Malu da Cunha, a exposição mergulha no realismo sujo latino-americano ao retratar os paralelos sombrios entre as narrativas de Gutiérrez e as pinturas de Fogaça. A coleção contará com 28 obras que combinam pintura, colagem e fotografia, evocando temas como a degradação social e a sensualidade através de um submundo que ressoa com a literatura de Gutiérrez.

    A exposição foi abruptamente cancelada pelos Museu dos Correios em Brasília dois dias antes de sua estreia na capital devido a seu conteúdo considerado erótico, mas agora encontra voz e visão no MOCAA, sem as restrições impostas pela gestão brasileira.

    Leia Também Gerson Fogaça acompanha montagem de sua exposição no Museu MOCAA em Miami

    Gerson Fogaça, cuja obra já contemplou o submundo das cidades brasileiras, encontra eco no trabalho de Gutiérrez, oferecendo uma reflexão sobre as verdades multifacetadas e muitas vezes perturbadoras da experiência urbana. Juntos, esses artistas desdobram uma realidade social fraturada e decadente, desafiando a censura e celebrando a liberdade de expressão.

    A exposição “O Sangue no Alguidá” estará aberta para visitação do público no MOCAA, a partir de 10 de maio de 2024. Para informações, entre em contato pelo telefone +1 786 794 3699 ou visite www.mocaamericas.org.

    Img 20240501 Wa0004 Cosmopolitam

    SOBRE OS ARTISTAS

    Gerson Fogaça, nasceu em 1967, em Goiás (GO), realizou inúmeras exposições nacionais e internacionais ao longo de sua carreira. Recebeu o prêmio FUNARTE, no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais em 2010 e foi selecionado em diversos editais de ocupação de espaços culturais, incluindo a Galeria Vitrine da Paulista em São Paulo e o Espaço Cultural Eletrobrás Furnas. Fogaça apresentou seus trabalhos em Havana, Cuba, na Galería Carmen Montilla em 2007 e em outros locais, como L’espace d’exposition de Guaran em Lectoure, França; Galeria La Ronda em Palma de Mallorca, Espanha; Museu de Arte Contemporânea de Campinas; e Galeria Portinari em Buenos Aires, Argentina. Suas obras também foram destacadas no Museu de Arte Alejandro Otero em Caracas, Venezuela, no Instituto Cultural de Providencia, Chile, e no Museu de Arte Contemporânea de Goiás e Caixa Cultural no Rio de Janeiro, por meio da mostra “Um Só Corpo – Arte Contemporânea nos Países do Mercosul”.

    Em 2017, suas criações figuraram no Museo Histórico y Militar de Chile e no Museu de Arte de Goiânia na exposição “Instinto”, bem como na Casa da América Latina em Lisboa na mostra “Visões Simbólicas”. Entre 2017 e 2018, a exposição “Lugar não Lugar” foi montada no Museu de Arte Contemporânea de Caracas, MACC, Venezuela. Ainda em 2018, junto com Pedro Juan Gutiérrez, expôs o projeto “O Sangue no Alguidar” no Museu da República, Brasília, DF. No ano de 2022, a exposição “Escalas Invertidas” foi realizada no Miami Hispanic Cultural Arts Center. Em 2023, Fogaça participou da exposição “Braxília” na Universidade de Miami, EUA, e na mostra “Lugar No Lugar”, no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Bruxelas. Em 2024, suas obras foram apresentadas na exposição.

    Pedro Juan Gutiérrez nasceu em 1950 em Matanzas, Cuba. Desde os onze anos, ele desempenhou uma variedade de trabalhos: foi vendedor de sorvetes e jornais, instrutor de caiaque, cortador de cana-de-açúcar, operário agrícola, soldado, locutor de rádio e jornalista, entre outros que prefere não recordar. Sua obra literária alcançou sucesso crescente de crítica e público, sendo publicada em 22 países. É conhecido pelo Ciclo do Centro de Havana, uma série que inclui cinco volumes de romances e contos: “Trilogia Suja de Havana” (1998),“O Rei de Havana” (1999), “Animal Tropical” (2000), “O Insaciável Homem Aranha” (2002) e “Carne de Cachorro” (2003). Iniciou uma nova fase criativa com o romance “Fabián e o Caos”. Também é autor de diversos livros de poesia. Atualmente, dedica-se exclusivamente à literatura e à pintura, residindo entre Havana, Cuba, e Tenerife, Espanha.

    Entre seus prêmios destacam-se: “Animal Tropical”, que ganhou o Prêmio Afonso García Ramos de Romance em 2000 na Espanha, concedido pelo Cabildo de Tenerife e pela Editorial Anagrama; e “Carne de Cachorro”, premiado no Italia Narrativa Sur del Mundo. Em 2019, realizou a exposição “O Sangue no Alguidar, um Olhar Desde o Realismo Sujo Latino-Americano”, no Museu Correios em Brasília, DF.

    Img 20240501 Wa0002 Cosmopolitam

    Museum of Contemporary Art of the Americas (MOCAA)
    12063 SW 131st Ave
    Miami, Fl 33186
    United States

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.55.16 Cosmopolitam

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias

    Silviane Soares lança a inédita “Mesa de boteco”

    Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade

    Gusttavo Lima abre a 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra

    Rainha FAICI 2025 será conhecida neste final de semana

    Matheus & Lorenzo gravam “Referências – Moda e Churrasco” em Chapadão do Sul

    Mais Lidas

    Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:32:260

    Silviane Soares lança a inédita “Mesa de boteco”

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:31:180

    Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:31:110
    Ultimas Noticias

    Luan Santana leva “Ao Vivo Na Lua” ao Rio de Janeiro e surpreende fãs com anúncio de novo projeto

    Tiago Ghidotti6 julho, 2025 - 14:21:510

    Ontem, 5 de julho, a Farmasi Arena serviu de cenário para um registro histórico de Luan Santana, que apresentou o espetáculo “Luan Ao Vivo Na Lua” para milhares de pessoas. Vale ressaltar que os ingressos se esgotaram no primeiro dia de abertura das vendas, há três meses. Famosos como Tília, Larissa Manoela, acompanhada do marido André Luiz Frambach, o jogador do Flamengo, Allan Souza, e o apresentador do canal “Aqueles Caras”, Ramon Rocha, prestigiaram o artista. Durante a apresentação de quase duas horas, o cantor anunciou, no palco da Farmasi, que seu novo projeto audiovisual já tem data marcada. Luan

    Jeito Moleque entra para o Top 100 das rádios no Brasil com o sucesso “Presentão”

    Tiago Ghidotti5 julho, 2025 - 14:45:410

    Faixa em parceria do Jeito Moleque com Menos é Mais integra ranking das canções mais tocadas do primeiro semestre do ano O grupo Jeito Moleque acaba de conquistar mais um marco importante em sua trajetória. A música “Presentão”, parceria com o grupo Menos é Mais, está na lista das 100 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras entre janeiro e junho de 2025, segundo levantamento da Crowley. A presença no ranking é um feito grandioso que reforça a relevância do Jeito Moleque e a força do pagode no cenário musical brasileiro. A faixa faz parte do DVD “5 por 5”, projeto

    Key Alves está grávida do primeiro filho com o cantor Bruno Rosa e prepara chá revelação

    Tiago Ghidotti5 julho, 2025 - 11:09:590

    Bebê a caminho! A atleta e influenciadora Key Alves e o cantor sertanejo Bruno Rosaanunciaram na tarde desta sexta-feira, 04/07, que estão esperando o primeiro filho(a). Juntos há 1 ano e 3 meses, o casal celebra este novo momento com gratidão e emoção. Key está grávida de 3 meses e o casal já prepara um chá revelação para o momento especial. A descoberta da gravidez aconteceu de forma inesperada, após um jantar em que Key começou a perceber alguns sintomas incomuns. Apesar de já ter tido atrasos no ciclo menstrual anteriormente, ela e Bruno decidiram fazer um teste, e a confirmação veio ainda naquela noite, no

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    Luan Santana leva “Ao Vivo Na Lua” ao Rio de Janeiro e surpreende fãs com anúncio de novo projeto

    Jeito Moleque entra para o Top 100 das rádios no Brasil com o sucesso “Presentão”

    Key Alves está grávida do primeiro filho com o cantor Bruno Rosa e prepara chá revelação

    Luan Pereira estreia DVD “Debaixo do Meu Chapéu” parceria com Zé Felipe e MC Tuto

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.