A terceira edição do Mister Brasil Trans 2024 ocorrerá no dia 3 de junho, segunda-feira, no Centro Cultural da Diversidade, localizado no Itaim Bibi, São Paulo. O evento, que começará às 19:30, reunirá 30 candidatos de todo o Brasil que disputarão a coroa de homem trans mais bonito, politizado e empoderado do país.
Além da competição nacional, este ano também contará com a segunda edição do Mister Trans Internacional, recebendo candidatos de diversas regiões do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste), além de representantes da Tunísia e Marrocos. A entrada para o evento será dois produtos de limpeza em geral, que serão doados para a Casa de Acolhimento João Nery.
O Mister Brasil Trans não é apenas um concurso de beleza, mas uma manifestação de resistência, uma afirmação de identidade e uma ode à aceitação. O evento busca criar um espaço onde todos se sintam valorizados, representados e amados, proporcionando uma experiência coletiva única e inestimável.
Serviço:
Horário: 19:30
Data: 3 de junho de 2024
Local: Centro Cultural da Diversidade
Endereço: Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, São Paulo
Sobre o Mister Brasil Trans:
O Mister Brasil Trans é um evento anual que celebra a beleza, a diversidade e a resistência da comunidade trans. Desde sua primeira edição, o concurso tem se consolidado como um espaço de visibilidade e empoderamento, promovendo a aceitação e o respeito às identidades trans no Brasil e no mundo.
Entrevista com Mister Brasil Trans 2023 Acan Odara
1. Como você descreve a experiência de participar e vencer o Mister Brasil Trans 2023?
R: A minha experiência foi muito especial. Poder participar do concurso e vencer foi ainda mais importante. Ver-me como ganhador foi como se eu tivesse retomado um lugar que foi tirado de mim.
2. Qual foi o momento mais marcante para você durante o concurso?
R: O momento mais marcante foi quando me anunciaram como ganhador e todos os meninos correram para me abraçar. Eu senti muita verdade naquilo.
3. Quais características você acredita que são essenciais para ser um bom representante da comunidade trans no Brasil?
R: Humildade e empatia com o próximo são muito importantes. Só assim conseguimos sentir a necessidade do outro para poder incluir todes.
4. Quais são os seus planos e projetos agora que você é o Mister Brasil Trans 2023?
R: Por ser artista, meus planos são usar a minha imagem para realizar trabalhos e mostrar o meu talento. Acredito que meu corpo vivo é um ato de resistência, e poder usá-lo foi uma das formas que encontrei para construir o meu legado.
5. Qual conselho você daria para os candidatos do próximo Mister Brasil Trans?
R: Meu conselho é que eles dediquem tempo para cada coisa e se entreguem de coração, além de um prêmio ou coroação, vivam aquele momento, pois é uma das melhores experiências que terão na vida.
6. Como você vê a importância de concursos como o Mister Brasil Trans na luta pelos direitos e visibilidade da comunidade trans?
R: As transmasculinidades ainda são muito invisíveis dentro da sociedade, e isso não é diferente dentro da nossa comunidade. É muito importante que esse concurso exista para que possamos ver possibilidades em corpos transmasculinos. Eu tenho um sonho de ver meninos trans alcançando visibilidade total nas mídias e em todas as áreas possíveis. Temos vivências particulares, porém muito diferentes, e com isso não existem certos cuidados com as nossas diferenças. A gente ainda está sendo validado e invalidado pelo nosso órgão genital, e isso tem que mudar. O Mister Trans tem um grande papel em modificar a visão social sobre nossos corpos e mostrar a beleza que temos, que não necessariamente precisa ser o padrão imposto. Eu, como um menino trans negro, achei muito relevante a minha coroação. Hoje podemos ver que mais meninos negros se sentiram representados para participar do concurso. Vemos muito mais meninos como eu querendo e participando.
7. O que você deseja para o próximo Mister Brasil Trans? Quais qualidades ou realizações você espera ver nele?
R: Eu desejo que ele tenha bastante sabedoria e não se cobre tanto, que consiga usar da melhor forma esse legado. Desejo que o próximo Mister consiga ter muitas conquistas. Sabemos que não é fácil e que as oportunidades não são para todos.