O espetáculo estrelado por Adriana Birolli aborda com humor a dificuldade de uma mulher em aprender a dizer não, após 18 anos de terapia
A renomada atriz Adriana Birolli, conhecida por suas atuações em novelas, traz para São Paulo a aclamada comédia Não!, escrita e dirigida por Diogo Camargos. A peça estará em cartaz no Teatro UOL de 7 de setembro a 1º de dezembro, com sessões aos sábados às 18h e 20h, e aos domingos às 18h.
A comédia acompanha o dilema de uma mulher que, após 18 anos de terapia, ainda luta para aprender a dizer não. A personagem enfrenta um conflito interno ao se preparar para um jantar de aniversário que não deseja participar. Enquanto se arruma, ela recebe mensagens de sua mãe, irmã, namorado e chefe, revelando como a incapacidade de recusar compromissos impacta todas as esferas de sua vida, seja pessoal, profissional ou familiar.
Não! utiliza o humor para explorar a dificuldade em dizer não, incentivando o público a refletir sobre suas próprias limitações e se identificar com a protagonista. “Estou amando fazer esse espetáculo. Sentir que através da minha personagem eu consigo abrir essa comunicação tão potente com o público através da comédia. Todo mundo se identifica em algum momento, até mesmo os que inicialmente achavam que não têm dificuldade de dizer não. Nós temos dificuldade de dizer não para os outros, mas vivemos dizendo não para nós mesmos”, comenta Adriana Birolli.
O espetáculo convida o público a reconhecer suas próprias fraquezas e forças no que diz respeito a estabelecer limites pessoais e impor esses limites aos outros, buscando a liberdade de dizer não. Uma tarefa que, como mostra a peça, é desafiadora para muitos.
“Após um ano em turnê vivenciando a resposta incrivelmente positiva do público de todo o Brasil, inclusive de muitos profissionais da área da saúde mental com os quais tive a oportunidade de conversar depois das apresentações, eu posso afirmar que é evidente a necessidade e a pertinência do tema“, reflete a atriz.
A peça desenvolve-se em duas camadas: em uma, Adriana Birolli interage diretamente com o público, comentando a narrativa e convidando a plateia a refletir sobre as escolhas da personagem. Na outra, ela vive intensamente o dilema de sua personagem, tornando a experiência teatral ainda mais envolvente.
Fotos: Nando Machado