Fechar Menu
CosmopolitamCosmopolitam
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CosmopolitamCosmopolitam
    sábado, julho 5
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    CosmopolitamCosmopolitam
    Início | Depressão atinge famosos e conheça a história de quem conseguiu se livrar desse mal
    Noticias

    Depressão atinge famosos e conheça a história de quem conseguiu se livrar desse mal

    Colaboração por Renato Cipriano4 setembro, 2024 - 1:29:39
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    90C3Cd79 F79E 4232 A386 7E0B289751A4 Cosmopolitam
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.47.07 Cosmopolitam

    Mais do que sentir: é preciso falar! Setembro Amarelo vem para mostrar que tabus precisam ser quebrados e os problemas devem ser compartilhados

    Muitos famosos, como Zé Neto, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Luisa Sonza, Lucas Lucco e Simaria, já foram afastados dos compromissos profissionais para tratarem de problemas emocionais. E eles não estão sozinhos: dados do último mapeamento sobre a depressão realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros.

    Ainda de acordo com a OMS, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás da Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

    Nesse contexto fica a pergunta: como frear esses números?

    Setembro Amarelo é uma dessas maneiras, pois trata-se de uma campanha que desde 2015 busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa busca quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular a busca por ajuda.

    O empresário, escritor e palestrante Alan Barros, que sentiu na pele o que é estar nessa situação – tentando suicídio por diversas vezes, deu a volta por cima e lançou dois livros sobre o tema. “Fui diagnosticado com depressão por uma psicóloga familiar aos 15 anos. Tudo pra mim era muito novo, tão novo que eu não sabia nem o que pensar. Na época, não se falava sobre saúde mental, e muito menos sobre depressão. Lembro-me que o primeiro sintoma que eu pude vivenciar foi a baixa autoestima, e a partir daí, o olhar negativo para tudo, para todos e principalmente para a vida”, lembra.

    Autor das obras “Tenho Depressão. E Agora?” e “Antes que a [sua] luz se apague”, ele ressalta que falar sobre o tema é fundamental para quem está passando por isso, assim como para quem está diante de alguém nessa situação.

    “Por que as minhas palestras sobre o assunto fazem tanto sucesso? Porque as pessoas vêm em mim aquilo que elas estão passando naquele momento. É uma pessoa que já viveu essa dor falando para outra sobre sua experiência. Quando alguém que passou por isso traz o ocorrido de forma muito consciente e muito respeitosa, mas também aberta e transparente, que é o meu caso e meu trabalho, acaba acontecendo uma conexão natural”, ressalta.

    Falar sobre o assunto é primordial

    Alan Barros diz que é preciso buscar ajuda com psicólogos, psiquiatras e todos os profissionais da área médica mental que possam auxiliar nesse momento tão angustiante. Mas é preciso falar, seja com quem for, porque esse é o primeiro passo para que a pessoa se afaste um pouco da ideia de tirar a própria vida.730D014F Df9C 4Df7 8F04 3795E9B7631B Cosmopolitam

    “Suicídio é um tema bastante sensível de falar, mas eu escolhi falar com cor, amor e humor.  Por isso, além de atuar intensamente no Setembro Amarelo e no Janeiro Branco, acabei trazendo a prevenção e posvenção do suicídio como um dos meus grandes propósitos de vida. Decidi ir mais além, e estudar sobre o tema de forma mais profissional, e nesses estudos encontrei a Suicidologia, que é a ciência que estuda o comportamento suicida. Hoje em dia parte do meu trabalho é contribuir para que os números estarrecedores dos casos de suicídio diminuam, assim como formar ‘multiplicadores do bem e da luz’ para me ajudar”, conta o especialista.

    Ele descreve que sua missão é falar sobre temas complexos, tais como depressão, ansiedade, suicídio e bipolaridade, mas com cor, amor e humor, trazendo um jeito dinâmico para contar a sua própria história de dor e superação. “Nas minhas palestras sobre Setembro Amarelo, por exemplo, não falo sobre morte, falo sobre vida e sua importância e principalmente do viver. Costumo fazer rir e chorar, e o segredo para gerar a conexão com a plateia é trazer sempre a verdade de forma franca e transparente”, pontua.

    Por fim, ele indica que as pessoas prestem mais atenção a quem está ao seu redor e busque ajuda, assim como conversar com essa pessoa, pois quanto mais cedo for percebido e o tratamento iniciado, maiores as chances de haver um final feliz. “Se você perceber sinais como mudanças bruscas de humor, isolamento social, dificuldade em desenvolver atividades cotidianas,  alterações de sono e apetite, expressões de desesperança e desvalorização, comportamento autodestrutivo e busca por meios de destruir a vida em alguém próximo, não hesite em procurar ajuda profissional. Converse com a pessoa de forma calma e empática, demonstre que se importa e ofereça apoio incondicional”.

    Vale lembrar que existem diversas formas de buscar ajuda, como os Centros de Valorização da Vida (CVV) – Disk 188, o Disk Saúde (136), assim como procurar ajuda profissional de saúde mental para a realização de um acompanhamento psicológico.

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.55.16 Cosmopolitam

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias

    Silviane Soares lança a inédita “Mesa de boteco”

    Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade

    Gusttavo Lima abre a 45ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra

    Rainha FAICI 2025 será conhecida neste final de semana

    Matheus & Lorenzo gravam “Referências – Moda e Churrasco” em Chapadão do Sul

    Mais Lidas

    Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:32:260

    Silviane Soares lança a inédita “Mesa de boteco”

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:31:180

    Empresária de Itupeva lança boutique que une leveza, liberdade e autenticidade

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:31:110
    Ultimas Noticias

    Luan Pereira estreia DVD “Debaixo do Meu Chapéu” parceria com Zé Felipe e MC Tuto

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 22:22:220

    Após reunir mais de 10 mil pessoas em Maringá (PR) para gravar o maior projeto de sua carreira, Luan Pereira dá início oficialmente aos lançamentos do DVD “Debaixo do Meu Chapéu” com uma aposta certeira: a inédita “Apostar Em Você”, em parceria com Zé Felipe e MC Tuto. O single chega às plataformas de áudio na quinta-feira (03), e o clipe oficial será liberado na sexta (04), no canal do Luan no YouTube. O projeto, que já nasceu grandioso e carrega a assinatura criativa e ousada de Luan, simboliza uma nova fase do artista, que aos 21 anos já coleciona

    CountryBeat grava seu primeiro DVD em grande estilo com participações de peso

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 22:16:530

    Na noite da última quarta-feira (02/07), a dupla CountryBeat fez história ao gravar seu primeiro DVD de carreira, intitulado “Isso É CountryBeat”, em um evento grandioso realizado em Cambé (PR), cidade vizinha à Londrina. Com um palco gigantesco, ingressos esgotados, estrutura de ponta, efeitos visuais impressionantes e uma vibe futurista, a apresentação marcou um novo e ambicioso capítulo na trajetória do projeto que vem conquistando o Brasil ao unir elementos do sertanejo e batidas eletrônicas, com muita energia. O show contou com participações especiais de grandes nomes da música atual, como Ana Castela, Luan Pereira, MC Daniel, MC Tuto, Guilherme

    Mari Fernandez encerra o mês de junho como uma das maiores vozes do São João no Brasil

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 21:35:290

    Mari Fernandez percorreu o Nordeste com uma maratona de mais de 30 shows ao longo do mês, passando por algumas das festas mais tradicionais do país, como Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Aracaju (SE), Petrolina (PE) e Mossoró (RN). Este é o quarto ano consecutivo em que Mari Fernandez  se destaca durante o São João, construindo uma trajetória sólida e crescente desde sua estreia nos palcos, em 2020. Desde então, tornou-se presença indispensável nos principais eventos juninos, sendo uma das atrações mais aguardadas pelo público. Com seu carisma, potência vocal e um repertório que mistura forró e sertanejo — mesclando

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    Luan Pereira estreia DVD “Debaixo do Meu Chapéu” parceria com Zé Felipe e MC Tuto

    CountryBeat grava seu primeiro DVD em grande estilo com participações de peso

    Mari Fernandez encerra o mês de junho como uma das maiores vozes do São João no Brasil

    “Coração Partido”, do Menos é Mais é a música mais tocada no primeiro semestre de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.