A expressão “mover o ponteiro” é utilizada, de forma significativa, à uma série de estratégias alinhadas em marketing, atendimento e processos internos, capazes de gerar impacto mensurável, no sentido de acelerar os resultados em um consultório, clínica ou laboratório.
Na opinião do mentor e especialista em gestão e estratégia de carreiras, Rogério Magalhães, para “mover os ponteiros” é preciso adotar medidas claras para estabelecer esta mudança horária e avançar.
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“Primeiramente é necessário foco no posicionamento e no público-alvo, isto é, definir com clareza a quem seu negócio se destina, além de posicionar-se como referência para esse público. Identificar um nicho específico e criar um conteúdo educativo e altamente especializado para atrair a audiência certa.
Usar depoimentos de pacientes satisfeitos para reforçar sua autoridade”, comenta Magalhães que prossegue, “além disso, é preciso otimizar a jornada do paciente no desenvolvimento de uma experiência única desde o primeiro contato até o pós-atendimento. Para isso é preciso facilitar, como exemplos, agendamentos com ferramentas online e comunicações automatizadas.
Além disso, personalizar o atendimento com detalhes como consulta inicial detalhada e follow-up pós-tratamento. E ainda, promover um ambiente agradável com investimentos na estética e no conforto da clínica, com espaços que transmitam cuidado e profissionalismo”.
Na visão do mentor, como estratégias de captação de pacientes é necessário investir em canais e campanhas que gerem visibilidade e atraiam novos pacientes de forma consistente. Parcerias locais são excelentes pedidas como colaboração com academias, nutricionistas ou outros profissionais da saúde para indicação mútua. Não esquecer de usar campanhas com base em redes sociais para atrair pacientes com base na localização e interesses mútuos. Ofereça também benefícios para pacientes que indicarem outras pessoas, como descontos ou consultas de acompanhamento.
No entanto, para o especialista, algumas estratégias que são implementadas em clínicas ou consultórios médicos podem atrasar os ponteiros, “dar foco exclusivo no preço baixo ou tentar atrair pacientes apenas com preços módicos pode criar a percepção de falta de qualidade ou desvalorizar os serviços.”.
Outro ponto a ser meditado pelo mentor é a falta de investimentos em experiências dos pacientes. Muitas clínicas ou laboratórios subestimam a importância da jornada do paciente e perdem clientes devido a problemas comuns como atrasos constantes ou falta de comunicação.
Segundo ele, as estratégias de marketing mal alinhadas ao público-alvo são outros pormenores que devem ser levados em conta. Investir em canais ou mensagens que não atingem o público correto desperdiça recursos e não traz resultados.
“Comece o ano ajustando os ponteiros do relógio da sua clínica ou consultório e avance para o sucesso em 2025!”, conclui.
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