Fãs da Festa do Peão de Barretos notaram uma mudança no line-up da edição, que acontece de 15 a 25 de agosto. É que ao contrário de anos anteriores, não há artistas de outros gêneros, como os grandes Djs.
Há uma valorização do sertanejo com nomes de diferentes vertentes. A lista vai desde o modão do Trio Parada Dura, passando pelo romantismo de Daniel e Zezé Di Camargo & Luciano, o estilo universitário de Jorge & Mateus, e nomes da nova geração, como Ana Castela e Luan Pereira.
O embaixador Gusttavo Lima, um dos principais expoentes do sertanejo, ficou de fora pelo segundo ano consecutivo.
Por outro lado, a festa traz em sua grade o show exclusivo do cantor americano Cody Johnson, um astro da música country.
Para entender o que está por trás das escolhas para a festa, a redação conversou com o diretor cultural, Pedro Muzeti. Segundo ele, a programação reflete as tendências do mercado.
“As redes sociais influenciam a escolha da programação, sem dúvida alguma. Nós ficamos atentos a tudo, a rede é nosso termômetro durante todo o ano. Alguns artistas estouram de uma hora pra outra. Temos a Lauana Prado, que inclusive se apresenta esse ano com seu trabalho ‘Raízes’. Ela passou por esse momento de ter um grande sucesso viralizado na internet recentemente”, diz.
Há pelo menos seis edições, Djs famosos no Brasil e no exterior não ficavam fora da principal arena de rodeios do país. Alok e Dennis, por exemplo, abriram as portas para outros nomes, como Pedro Sampaio, Dubdogz e Cat Dealers.
Com a diversificação, a festa também já recebeu Ivete Sangalo, Ferrugem, Menos é Mais e Anitta.
Segundo Muzeti, a ausência de artistas de outros gêneros se deve a uma incompatibilidade de agendas.
“Os outros gêneros, especialmente os Djs, só não apareceram em maior peso neste ano em razão das agendas, mas já tivemos o Dennis encerrando um sábado em Barretos, além do Alok, que se apresentou diversas vezes no evento”, disse.
Mas há uma exceção: o estreante Jiraya Uai. Muzeti explica que o Dj, escalado para a noite de sábado (17), é o hit do momento no eletrofunk.
“A gente sabe que ele tem crescido demais nos streamings. É um artista de Goiânia (GO) que faz muito sucesso na região dele. Quando anunciamos, quem não conhecia foi procurar mais informações e voltou nas nossas redes sociais com muita receptividade e animação para a apresentação dele. Isso é muito importante para nós”.
Jiraya Uai é o nome artístico de Jefferson Mendes. Vestido com fivela, chapéu e óculos escuros, o Dj e produtor musical virou referência nas batidas que misturam funk brasileiro e música eletrônica com uma pegada da roça.
Ele soma 1,4 milhão de ouvintes mensais no Spotify. A batida de “Olha o Trem” é uma das favoritas, com mais de 14 milhões de reproduções na plataforma de streaming.
![Ausências de Gusttavo Lima e Djs, sertanejo valorizado, astro do country: as mudanças no line-up da Festa do Peão de Barretos 2 img 8096 1 Cosmopolitam](https://cosmopolitam.com.br/wp-content/uploads/2024/07/img_8096-1.jpg)
Sem o ‘Embaixador’
Pelo segundo ano consecutivo, Gusttavo Lima não se apresenta em Barretos. Embora muito tenha se especulado nos bastidores e nas redes sociais, Muzeti afirma que não houve nenhum tipo de problema envolvendo o artista e a organização.
Em 2017 e 2018, o sertanejo foi o embaixador da Festa do Peão de Barretos. Desde então, transformou o título em marca dele mesmo.
“Nós sabemos o quanto o Gusttavo foi importante para a história de Barretos e o quanto Barretos foi importante para o Gusttavo. Não há nenhum tipo de briga, de rixa. Não podemos nos esquecer de que é um negócio e precisa ser bom para ambas as partes. Seguimos tendo um ótimo relacionamento com a equipe do cantor e no momento em que chegarmos a uma afinidade de agendas, será muito bom ter o ‘Embaixador’ novamente no evento”, diz.
Renovação junto com clássicos
Com público diverso e apaixonado, Muzeti reforça que a variedade musical entre os sertanejos faz toda a diferença para garantir que “o Barretão siga sendo o maior de todos”. Para ele, o sucesso de novos artistas renova os fãs.
“Na verdade, tudo é importante para o cenário do sertanejo e do rodeio. Nós temos a Ana Castela, um fenômeno que atrai uma grande comunidade de crianças, algo que não víamos há muito tempo. Hoje em dia, Ana Castela e Luan Santana têm uma procura enorme por parte das crianças. A última vez que vi algo assim foi com Luan Santana, alguns anos atrás. Ele voltou no ano passado, fez um show sensacional e este ano está de volta. Temos também Jorge & Mateus, com mais de 15 anos de carreira, representando o sertanejo universitário”, afirma.
A Festa do Peão de Barretos também pretende enaltecer a essência, com shows que vão do modão aos clássicos românticos que marcaram gerações.
“Não tem ninguém melhor para fazer valer as tradições da cultura de rodeio, do universo sertanejo, do que a apresentação do Trio Parada Dura, no dia 17. Temos João Neto & Frederico, mais ligados ao modão. Os Menotti, comemorando 20 anos de carreira, não tem nem o que falar, é um rodeio para todos os gostos”, diz.
Novidade no Brasil e no evento, o cantor Cody Johnson se apresenta no sábado (24), mesma noite em que sobem ao palco os veteranos Chitãozinho & Xororó e os novatos Hugo & Guilherme.
Para Muzeti, o country americano tem conexões com a música sertaneja e o artista é a cara da festa, já que é um grande fã de rodeios.
“Queríamos inovar e trazer algo diferente, então pensamos em quem mais se encaixaria no perfil de Barretos. Sem dúvida, o nome era Cody Johnson”, conta Muzeti.
Outras estrelas do country, como Shania Twain, Garth Brooks e Allan Jackson já se apresentaram na arena de rodeios mais famosa do país.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.