Fechar Menu
CosmopolitamCosmopolitam
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CosmopolitamCosmopolitam
    sexta-feira, julho 4
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    CosmopolitamCosmopolitam
    Início | Depressão atinge famosos e conheça a história de quem conseguiu se livrar desse mal
    Noticias

    Depressão atinge famosos e conheça a história de quem conseguiu se livrar desse mal

    Colaboração por Renato Cipriano4 setembro, 2024 - 1:29:39
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    90C3Cd79 F79E 4232 A386 7E0B289751A4 Cosmopolitam
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.47.07 Cosmopolitam

    Mais do que sentir: é preciso falar! Setembro Amarelo vem para mostrar que tabus precisam ser quebrados e os problemas devem ser compartilhados

    Muitos famosos, como Zé Neto, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Luisa Sonza, Lucas Lucco e Simaria, já foram afastados dos compromissos profissionais para tratarem de problemas emocionais. E eles não estão sozinhos: dados do último mapeamento sobre a depressão realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros.

    Ainda de acordo com a OMS, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás da Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

    Nesse contexto fica a pergunta: como frear esses números?

    Setembro Amarelo é uma dessas maneiras, pois trata-se de uma campanha que desde 2015 busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa busca quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular a busca por ajuda.

    O empresário, escritor e palestrante Alan Barros, que sentiu na pele o que é estar nessa situação – tentando suicídio por diversas vezes, deu a volta por cima e lançou dois livros sobre o tema. “Fui diagnosticado com depressão por uma psicóloga familiar aos 15 anos. Tudo pra mim era muito novo, tão novo que eu não sabia nem o que pensar. Na época, não se falava sobre saúde mental, e muito menos sobre depressão. Lembro-me que o primeiro sintoma que eu pude vivenciar foi a baixa autoestima, e a partir daí, o olhar negativo para tudo, para todos e principalmente para a vida”, lembra.

    Autor das obras “Tenho Depressão. E Agora?” e “Antes que a [sua] luz se apague”, ele ressalta que falar sobre o tema é fundamental para quem está passando por isso, assim como para quem está diante de alguém nessa situação.

    “Por que as minhas palestras sobre o assunto fazem tanto sucesso? Porque as pessoas vêm em mim aquilo que elas estão passando naquele momento. É uma pessoa que já viveu essa dor falando para outra sobre sua experiência. Quando alguém que passou por isso traz o ocorrido de forma muito consciente e muito respeitosa, mas também aberta e transparente, que é o meu caso e meu trabalho, acaba acontecendo uma conexão natural”, ressalta.

    Falar sobre o assunto é primordial

    Alan Barros diz que é preciso buscar ajuda com psicólogos, psiquiatras e todos os profissionais da área médica mental que possam auxiliar nesse momento tão angustiante. Mas é preciso falar, seja com quem for, porque esse é o primeiro passo para que a pessoa se afaste um pouco da ideia de tirar a própria vida.730D014F Df9C 4Df7 8F04 3795E9B7631B Cosmopolitam

    “Suicídio é um tema bastante sensível de falar, mas eu escolhi falar com cor, amor e humor.  Por isso, além de atuar intensamente no Setembro Amarelo e no Janeiro Branco, acabei trazendo a prevenção e posvenção do suicídio como um dos meus grandes propósitos de vida. Decidi ir mais além, e estudar sobre o tema de forma mais profissional, e nesses estudos encontrei a Suicidologia, que é a ciência que estuda o comportamento suicida. Hoje em dia parte do meu trabalho é contribuir para que os números estarrecedores dos casos de suicídio diminuam, assim como formar ‘multiplicadores do bem e da luz’ para me ajudar”, conta o especialista.

    Ele descreve que sua missão é falar sobre temas complexos, tais como depressão, ansiedade, suicídio e bipolaridade, mas com cor, amor e humor, trazendo um jeito dinâmico para contar a sua própria história de dor e superação. “Nas minhas palestras sobre Setembro Amarelo, por exemplo, não falo sobre morte, falo sobre vida e sua importância e principalmente do viver. Costumo fazer rir e chorar, e o segredo para gerar a conexão com a plateia é trazer sempre a verdade de forma franca e transparente”, pontua.

    Por fim, ele indica que as pessoas prestem mais atenção a quem está ao seu redor e busque ajuda, assim como conversar com essa pessoa, pois quanto mais cedo for percebido e o tratamento iniciado, maiores as chances de haver um final feliz. “Se você perceber sinais como mudanças bruscas de humor, isolamento social, dificuldade em desenvolver atividades cotidianas,  alterações de sono e apetite, expressões de desesperança e desvalorização, comportamento autodestrutivo e busca por meios de destruir a vida em alguém próximo, não hesite em procurar ajuda profissional. Converse com a pessoa de forma calma e empática, demonstre que se importa e ofereça apoio incondicional”.

    Vale lembrar que existem diversas formas de buscar ajuda, como os Centros de Valorização da Vida (CVV) – Disk 188, o Disk Saúde (136), assim como procurar ajuda profissional de saúde mental para a realização de um acompanhamento psicológico.

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.55.16 Cosmopolitam

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    Atriz Samanta Quadrado participa do Filme “Colegas 2” exibido em festival de cinema na Rússia

    Rita Guedes fala sobre maturidade criativa, protagonismo feminino e empreender com propósito no Fallaí Podcast

    Alexandre Frota pode perder mandato em 3 meses e trocar a Câmara de Cotia pela roça

    Maik & Ciel encantam o Brasil no palco do Terra da Padroeira

    Mercado infantil impulsiona produtos licenciados no Brasil

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Mais Lidas

    Atriz Samanta Quadrado participa do Filme “Colegas 2” exibido em festival de cinema na Rússia

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 11:51:460

    Rita Guedes fala sobre maturidade criativa, protagonismo feminino e empreender com propósito no Fallaí Podcast

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 11:37:440

    Alexandre Frota pode perder mandato em 3 meses e trocar a Câmara de Cotia pela roça

    Renato Cipriano4 julho, 2025 - 11:11:510
    Ultimas Noticias

    Matheus e Kauan lançam terceiro volume de “Envolvente” com participação de Felipe e Rodrigo

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 20:53:450

    Matheus e Kauan dão continuidade ao projeto que já conquistou quase 200 milhões de plays nas plataformas. Sendo assim, o terceiro volume de “Envolvente” está disponível desde quinta-feira, 3 de julho. O lançamento apresenta três faixas inéditas e mantém a proposta romântica e intimista do projeto. O destaque desta vez fica por conta da faixa “Próximo Amor”, uma parceria com a dupla Felipe & Rodrigo, que ganha clipe na sexta-feira, 4 de julho, às 11h. Composta por Waleria Leão, Matheus Damasceno, Dan Cândido, Hiago Vinícius e Gabriel Lorenzo, a música traz uma abordagem bem-humorada sobre recomeços após desilusões amorosas, prometendo

    Origem: o novo álbum de João Bosco & Vinícius

    Tiago Ghidotti4 julho, 2025 - 14:48:100

    O ano era 2009 e o mercado fonográfico brasileiro passava por uma transformação que nasceu em Mato Grosso do Sul e que mudaria o curso do sertanejo, fazendo com que o segmento se transformasse definitivamente no gênero mais popular do Brasil. João Bosco & Vinícius interpretavam a atemporal “Chora, Me Liga”, que alcançou um sucesso estrondoso nos quatro cantos do país. O movimento intitulado de “universitário” realmente foi fiel ao nome, já que ambos eram estudantes, Vinícius cursava fisioterapia enquanto João Bosco fazia odontologia. A febre do “universitário” chegou forte, trazendo novos arranjos ao sertanejo, além das composições, muito mais

    Silvia Abravanel recebe visita especial de Melocoton no “Sábado Animado” desta semana

    Renato Cipriano4 julho, 2025 - 14:04:150

    O “ Sábado Animado ” contará com uma visita especial neste dia 05 de julho . O divertido e carismático Melocoton , que encanta gerações desde os anos 90, marca presença no estúdio, proporcionando momentos de alegria e interação com Silvia Abravanel e os Greens. Além disso, o programa segue com atrações para todos os gostos. Entre os desenhos desenhados estão “Superbook”, “Yabba Dabba Dinossauros”, “Polly Pocket”, “Barbie Dreamhouse Adventures”, “Corrida Maluca”, “Tom & Jerry”, “Os Jovens Titãs em Ação” e muitos outros. A diversão continua com as tradicionais gincanas interativas como “Complete o Desenho”, “Bichos” e o “Sorriso do Dia”, que incentivam a participação dos pequenos espectadores […]

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    Matheus e Kauan lançam terceiro volume de “Envolvente” com participação de Felipe e Rodrigo

    Origem: o novo álbum de João Bosco & Vinícius

    Silvia Abravanel recebe visita especial de Melocoton no “Sábado Animado” desta semana

    A Praça é Nossa abre vantagem e consolida uma vice-liderança isolada

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.