Connect with us

Saude & Beleza

Do controle do açúcar no sangue a retardar o envelhecimento: Nutricionista Vitória explica os benefícios do Jejum Intermitente

Publicado a

em

Vitória Bernardinelli - Foto Dafnis Lino Santos Jr

Vitória Bernardinelli, nutricionista integrativa da Clínica de Nutrição VB, em São Paulo, explica os benefícios da técnica que intercala horas de jejum e de alimentação.

Por muito tempo, comer a cada três horas foi uma regra principal para uma alimentação adequada. No entanto, nos últimos anos pesquisas de todo o mundo apontam para os benefícios de uma técnica exatamente oposta: o jejum intermitente.

‘’É uma estratégia alimentar que intercala períodos de jejum com janelas de alimentação e que tem como objetivo fazer o corpo utilize seus estoques de gordura, explica a nutricionista Vitória.

Essa queima de gordura não está associada apenas a redução do consumo calórico, mas também a alterações nos hormônios causados pelo processo. De acordo com Vitória Bernardinelli, ao permanecer por muitas horas sem comer, os níveis de insulina e glicemia no sangue são reduzidos, facilitando o uso da gordura acumulada pelo corpo.

De acordo com uma pesquisa publicada pela National Library Of Medicine, o jejum de curto prazo pode aumentar o metabolismo aumentando os níveis do neurotransmissor no repinefrina, o que pode aumentar a perda de peso.

Vitória Bernardinelli – Foto: Dafnis Lino Santos Jr

Outro estudo publicado pela World Journal of Diabetes analisou 10 pessoas com diabetes tipo 2 e mostrou que o jejum intermitente de curto prazo diminuiu significativamente os níveis de açúcar no sangue. Por esse mesmo motivo, pra quem não segue esse método mas esta em fase de emagrecimento, é importante ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, principalmente na primeira refeição do dia, com frutas como morango e abacate e cereais, ressalta a nutricionista.

Além de melhorar a resistência a insulina, o jejum ajuda combatendo a inflamação. Alguns estudos descobriram que o jejum pode diminuir vários marcadores de inflamação e pode ser útil no tratamento de condições inflamatórias. ‘’Embora a inflamação aguda seja um processo imunológico normal usado para ajudar a combater infecções, a inflamação crônica pode ter sérias consequências para sua saúde’’ explica Vitória.

O jejum tem sido associado a um menor risco de doença cardíaca coronária e um dos seus benefícios é reduzir a pressão arterial, os triglicerídeos e os níveis de colesterol.

Em particular, estudos em animais sugerem que o jejum pode melhorar a função cerebral, aumentar a síntese de células nervosas e proteger contra condições neuro degenerativas, como doença de Alzheimer e Parkinson, e também o pode ser eficaz para aumentar a longevidade e retardar o envelhecimento.

Vitória Bernardinelli – Foto: Dafnis Lino Santos Jr

A nutricionista Vitória Bernardinelli explica como começar. ‘’O jejum intermitente pode ser dividido em subcategorias , como jejum em dias alternados, que envolve comer em dias alternados, ou alimentação com restrição de tempo, o que implica limitar a ingestão a apenas algumas horas por dia.’’

Além disso, no período sem alimentação é preciso manter-se hidratado e com alimentos ricos em nutrientes durante os períodos de alimentação para maximizar os potenciais benefícios à saúde. Água com e sem gás, chá e café sem adoçante ou açúcar são permitidos durante todo o tempo.

Mesmo com benefícios comprovados, a nutricionista destaca que cada organismo pode apresentar uma resposta diferente, dependendo da interferência de outros fatores. ‘’ O jejum intermitente não elimina a necessidade de uma alimentação adequada e balanceada. A melhor estratégia é totalmente individualizada e deve ser pensada junto a um profissional da saúde.’’ Encerra Vitória.  

Vitória Bernardinelli – Foto: Dafnis Lino Santos Jr

Sobre Vitória Bernardinelli

Formada em Nutrição, membro da ASBRAN, entre outros eventos do seguimento, participou do III Congresso Brasileiro de Comportamento alimentar, Alimentação e Saúde. A nutricionista tem se destacado pelo trabalho na saúde preventiva e qualidade de vida com foco em longevidade e emagrecimento. Ela que já era referência em cidades do interior paulista, hoje está conhecida em todo Brasil pelo conteúdo informativo e integração com seus seguidores que a acompanham diariamente em suas redes sociais.

A nutricionista também dedica seu tempo para postar dicas, um pouco do seu estilo de vida e receitas saudáveis no Instagram @nutrivitoriabll e Facebook Nutricionista Vitória Bernardinelli.

.

FONTES:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10837292/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5394735/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17306982/

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Google Noticias ou Cosmopolitam no Instagram.

Renato Cipriano

🧾 Jornalista - MTB 089283 🎤 Radialista - DRT 055753 📺 Crítico de Tv

Continue Lendo

Mais LIdas

© Todos os direitos reservados.