Fechar Menu
CosmopolitamCosmopolitam
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CosmopolitamCosmopolitam
    terça-feira, julho 8
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    CosmopolitamCosmopolitam
    Início | Economia Circular, muito mais que reciclagem – Por Marcelo Souza
    Noticias

    Economia Circular, muito mais que reciclagem – Por Marcelo Souza

    Colaboração por Renato Cipriano15 março, 2023 - 17:44:57
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    Marcelo Souza / Ceo Da Indústria Fox - Crédito Da Foto: Acervo Pessoal
    Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox - Crédito da Foto: Acervo Pessoal
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.47.07 Cosmopolitam

    Tempestades brutais, secas severas, queimadas, terremotos, frentes de calor e invernos impetuosos, derretimento de geleiras, deslizamentos de terra, são assuntos, facilmente encontrados nas manchetes de grandes jornais todos os dias.

    Será que estamos vivendo os últimos dias? Talvez o apocalipse que a bíblia anuncia? Acredito que não, mas não é necessário ser um especialista para pressupor que algo está no mínimo estranho.

    Para que possamos avançar com esse artigo, gostaria de convidá-lo a voltar comigo na história e falar um pouquinho, sobre a nossa sociedade como conhecemos atualmente, foi formada. Assim, voltamos para o ano de 1760, no marco da primeira revolução industrial, na conhecida história do tear a vapor de James Watt. Nascia a produção seriada e a conhecida era das revoluções. Acreditem, desde então o mundo não foi mais o mesmo. Cerca de 100 anos após, o mundo conheceu a segunda revolução industrial, que sem dúvida foi o período da história de maior avanço industrial e tecnológico.

    O motor a combustão interna, impulsionou a indústria automobilística e aeronáutica e produziu navios maiores “encurtando as distancias” a energia elétrica, abriu um vasto campo para não somente a iluminação, mas para a comunicação que você pode imaginar o impacto, afinal, comunicação é tudo, além de todos os equipamentos domésticos que temos em nossas casas nos dias de hoje, por fim, mas não menos importante, muito pelo contrário, grande avanço na medicina e indústria química, logo tanta transformação resultou em uma crise, a conhecida crise de 1929 e posteriormente a segunda guerra mundial. Em seguida, presenciamos a terceira revolução industrial, palco que presenciamos o homem pisar na lua e o grande avanço na informática e mais recentemente a quarta revolução, que nos presenteou com os smartphones e a era das plataformas, logicamente que isso é uma maneira muito simplória de descrever cerca de 270 anos de história.

    Marcelo Souza / Ceo Da Indústria Fox - Crédito Da Foto: Acervo Pessoal
    Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

    Se produziu mais e consecutivamente se consumiu mais nos últimos 270 anos, do que em toda a história até então. Quando pensamos em 270 anos, parece muito, mas quando falamos de mundo, estamos nos referindo a um período extremamente curto.

    15 de novembro de 2022, a manchete mais encontrada ao redor do globo, foi que atingimos a marca de 8 bilhões de pessoas, habitando em nosso planeta, consecutivamente consumindo e as perspectivas é que seremos 10 bilhões em 2050.

    O fato, é que estamos presenciando um mundo cansado, e apesar dessa realidade já contar com mais consciência, ainda estamos longe de pelo menos um plano de como sobreviveremos.

    A era das revoluções, gerou um consumo sem precedentes, na chamada economia linear. Esse modelo econômico, constitui-se em extração, produção, comercialização e descarte, agora, quando olhamos pelo prisma de nossas casas, o sentido de “querido tira o lixo” faz um certo sentido literário, mas quando olhamos com uma visão de mundo, não existe “tirar o lixo”. Assim, desde 1970, pensadores ao entorno do mundo vem se incomodando com essa realidade, e procurando soluções, modelos que possam mudar essa realidade. Dessa maneira surge a Economia Circular, que propõe caminhos para quem possamos buscar um equilíbrio sustentável entre nossa existência e a capacidade de regeneração do planeta.

    Crédito Da Foto: Acervo Pessoal
    Crédito da Foto: Acervo Pessoal

    Equilíbrio, gosto muito dessa palavra, apesar de que, quanto mais amadureço, percebo o quanto é difícil encontrar o equilíbrio. Contudo, quero propor algumas reflexões pautadas em alguns simples dados.

    Segundo a Associação Brasileira de Proteína de Animal (ABPA), durante o ano de 2022, o Brasil produziu 52 bilhões de ovos, parece um número muito grande, mas quando multiplicamos a população brasileira por 365 dias, chegamos em um defit de cerca de 30 bilhões de ovos, para que cada brasileiro comesse apenas um ovo por dia. Quando olhamos para os números mundo, os dados são ainda mais alarmantes. Segundo a Eccaplan, a grande São Paulo, gera por dia 27 mil toneladas de lixo, o famoso, “querido tira o lixo”. Para se ter ideia, isso daria para construir 18 estatuas do cristo redentor por dia, ou simplesmente, enquanto se lê esse texto, foram geradas aproximadamente 56 toneladas de lixo e não se esqueça, em 2050, seremos 10 bilhões de pessoas.

    Uma mudança tem que ser feita, e não estamos falando somente da reciclagem. Em mais de uma década, atuando com economia circular, é comum, sempre que se fala do tema, se conectar com a reciclagem, mas isso é um grande erro, pois a reciclagem é uma das estratégias da economia circular, a menos favorável, diga-se de passagem. Na economia circular, apresentada holisticamente no conhecido diagrama borboleta, possui estratégias para prolongamento de utilização de recursos, sejam eles biológicos (orgânicos, alimentos, madeira, etc) ou técnicos (metais, plásticos, etc) No ciclo técnico, existem 4 estratégias, e são dispostas nessa ordem de prioridade. 1° Compartilhar, diz respeito a extrair o máximo de um produto, por exemplo, precisamos de um furo ou de uma furadeira? Na essência, sempre precisamos do serviço que os equipamentos nos proporcionam, logo poderíamos ter uma furadeira somente, e pessoas vendendo furos, isso além de gerar empregos, iria minimizar a produção em massa desse tipo de equipamentos, obviamente que a furadeira é um único exemplo, mas a dinâmica se aplica para qualquer equipamento. 2° Reuso, relaciona-se a quando um item perde a função para uma pessoa, mas pode ser reusado por outra, exemplo muito comum, seria as roupas infantis. 3° Remanufatura, quando um equipamento, retorna para uma unidade fabril, para que possa ser reparado e ganhar sobrevida. 4° Reciclagem, observe que a reciclagem vem em última posição, quando não é possível implementar nenhuma das alternativas anteriores, então se recicla.

    Mesmo assim, por falta de projetos, de produtos que estejam alinhados com a visão da economia circular, problemas culturais e estratégias das organizações, apesar de estamos vendo um mundo cansado, estamos longe de uma transição de linear para circular. E reciclar é muito importante, mas olhar para o conceito inteiro, que é muito mais amplo é algo que precisa ser feito o quanto antes.

    Afinal, estamos extraindo recursos naturais sem precedentes, a população crescendo, sem precedentes e sinto, que estamos cada vez mais distante de um equilíbrio, na verdade o que vemos, é que nos últimos 270 anos criamos e produzimos muito, aumentamos a expectativa de vida, erradicamos doenças, mas também causamos um desequilíbrio, sem precedentes.

    Crédito Da Foto: Acervo Pessoal
    Crédito da Foto: Acervo Pessoal

    Mais sobre a Indústria Fox

    Fundada em 2009, pelo CEO Marcelo Souza, a Indústria Fox é pioneira em reciclagem com base na captação de gases no Brasil, foi a primeira fábrica de produção reversa de refrigeradores na América do Sul e se tornou referência em gestão e solução de armazenagem, manutenção, reforma e reparo de equipamentos. A empresa se posiciona com programas próprios de eficiência energética, além de processos de remanufatura de produtos. Com isso, é a única no Brasil a unir os três pilares de reciclagem, remanufatura e eficiência energética. Tudo isso alinhado com novas tecnologias e desenvolvimento de economia circular e indústria 4.0. @pcbeccbnews

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.55.16 Cosmopolitam

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    Realeza da FAICI 2025 é eleita e já se prepara para brilhar na maior festa sertaneja da região!

    Neto & Felipe apresentam show “Essência” em Jales

    Música “No Barretão eu vou” une tradição sertaneja e batidas modernas no embalo da Festa do Peão

    Vinicius Pardini se emociona ao ganhar ônibus com o seu nome

    Pedro Paulo adota Campo Mourão como novo lar e símbolo do country brasileiro

    Matheus & Lorenzo marcam presença no Cola Mais Podcast em um bate-papo recheado de histórias

    Mais Lidas

    Realeza da FAICI 2025 é eleita e já se prepara para brilhar na maior festa sertaneja da região!

    Tiago Ghidotti7 julho, 2025 - 21:35:560

    Neto & Felipe apresentam show “Essência” em Jales

    Tiago Ghidotti7 julho, 2025 - 21:31:560

    Música “No Barretão eu vou” une tradição sertaneja e batidas modernas no embalo da Festa do Peão

    Tiago Ghidotti7 julho, 2025 - 21:29:230
    Ultimas Noticias

    Rachel Sheherazade volta à Record no comando da nova temporada de “Acumuladores”

    Tiago Ghidotti8 julho, 2025 - 0:30:440

    Quem pensou que Rachel Sheherazade estivesse fora do ar, pode se preparar: ela está de volta à TV! A jornalista retorna à tela da Record para apresentar a nova temporada do programa “Acumuladores”, que estreia no próximo 17 de julho, com exibição sempre às quintas-feiras, às 23h. A informação, inicialmente divulgada por Flavio Ricco, foi confirmada pela emissora e já está movimentando os bastidores do entretenimento. A novidade reforça a guinada na carreira de Sheherazade, que vem se afastando do jornalismo tradicional para mergulhar de vez no universo do entretenimento. Famosa nacionalmente por sua atuação no SBT Brasil, onde se

    Lexa volta a comentar dívida milionária de mansão comprada por MC Guimê

    Tiago Ghidotti7 julho, 2025 - 23:47:450

    Lexa voltou a se pronunciar nesta segunda-feira (7) sobre a dívida milionária envolvendo a compra de uma mansão em Alphaville, na Grande São Paulo, adquirida por MC Guimê em 2016, quando os dois ainda eram namorados. Embora o imóvel tenha sido comprado antes do casamento, a Justiça determinou que a cantora também deve responder por parte do valor, já que o casal se casou em regime de comunhão parcial de bens. Incomodada com os rumores que voltaram a circular nas redes sociais, Lexa desabafou sobre a situação. Segundo ela, houve tentativas de negociação para quitar a dívida, mas nenhuma foi

    Danilo e Davi, Felipe & Rodrigo e Kaique & Felipe animaram evento de Henrique & Juliano no último fim de semana

    Tiago Ghidotti7 julho, 2025 - 21:46:060

    No último final de semana, o Allianz Parque, em São Paulo, foi palco de noites históricas para o sertanejo. A abertura dos três dias da turnê Manifesto, de Henrique & Juliano, contou com a participação especial das duplas Danilo & Davi, Felipe & Rodrigo e Kaique & Felipe, que se emocionaram ao cantar para um público de mais de 60 mil pessoas. Escolhidos a dedo pelos anfitriões, os jovens artistas subiram ao palco como forma de reconhecimento e agradecimento por suas composições, que marcaram a carreira de Henrique & Juliano com grandes sucessos ao longo dos anos. O gesto reforça

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    Rachel Sheherazade volta à Record no comando da nova temporada de “Acumuladores”

    Lexa volta a comentar dívida milionária de mansão comprada por MC Guimê

    Danilo e Davi, Felipe & Rodrigo e Kaique & Felipe animaram evento de Henrique & Juliano no último fim de semana

    Eric Land percorre mais de 30 mil quilômetros durante turnê de São João

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.