Carnaval
Em Cannes, marca ‘Rio Carnaval’ tem conquista dupla no maior prêmio mundial da publicidade
Criada para sintetizar e simbolizar o desfile das escolas de samba cariocas, a marca “Rio Carnaval”, lançada este ano pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foi duplamente premiada nesta terça-feira em Cannes, na Riviera Francesa. Inspirado no bailado das porta-bandeiras, o desenho foi desenvolvido pela Tátil Design e rendeu à agência dois troféus Leões de Ouro no Festival Cannes Lion, a maior premiação da publicidade mundial.
Depois de ter sido divulgada ao público em fevereiro e estampada na Marquês de Sapucaí em abril, a “Rio Carnaval” foi agraciada com as honrarias máximas das categorias Design e Industry Craft. Na primeira, concorreu com outros cinco conteúdos brasileiros (incluindo produções de gigantes do mercado, como a Hershey’s e a Centauro). Na segunda, foi a única finalista nacional. Fred Gelli, fundador da Tátil, recebeu os prêmios na cidade francesa. A criação da marca foi uma novidade em nove décadas de desfiles no Rio de Janeiro. A intenção do empresário Gabriel David, que comanda o Departamento de Marketing da Liesa e pilotou o projeto, era transmitir globalmente as imagens e sensações associadas à folia da Cidade Maravilhosa. O processo de elaboração durou seis meses e envolveu entrevistas com mais de 3 mil pessoas, incluindo ícones como os carnavalescos Rosa Magalhães e Milton Cunha e o diretor de Carnaval Laíla (em memória). — Além de ser muito importante para a publicidade e o design brasileiros, a premiação alça o Carnaval do Rio a um lugar de protagonismo inédito entre as festas populares do mundo. Estamos muito satisfeitos com o projeto de branding feito ao lado da Tátil e, agora, registrado na história — afirmou Gabriel, que recebeu a notícia na capital fluminense. Fred Gelli celebrou a conquista direto da França: — Foi uma noite mágica em Cannes com Rio Carnaval levando dois Leões de Ouro! Parabenizo o time incrível da Tátil Design e parceiros mais do que especiais que mostraram ao mundo a força simbólica do maior espetáculo da Terra. Esses prêmios representam a resistência que a nossa cultura tanto precisa. Apesar de tudo, ela segue brotando da força criativa sem fim do povo brasileiro. Antes de Cannes, a “Rio Carnaval” já tinha recebido premiações relevantes recentemente. Em maio, ganhou classificação dourada no The One Show Awards, outra premiação notória do ramo. No mesmo mês, teve destaque no D&AD Awards nas categorias marca e tipografia.*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolitam sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Instagram.

-
Carnaval5 meses atrás
Virginia Fonseca é apresentada como rainha de bateria da Grande Rio
-
Carnaval4 meses atrás
Beija-Flor escolhe substituto de Neguinho em reality show no Multishow
-
Carnaval4 meses atrás
Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e ícone do samba, aos 88 anos
-
Kids & Teens4 meses atrás
Juju Teófilo curte férias em família na França após fim das gravações de “A Caverna Encantada”
-
Kids & Teens4 meses atrás
Sophia Ellen prestigia “Djavan – O Musical: Vidas pra Contar” e revela paixão pelo teatro
-
Kids & Teens4 meses atrás
Juju Teófilo curte férias em família na França após fim das gravações de “A Caverna Encantada”
-
Televisão & Novela4 meses atrás
Programa Silvio Santos conquista liderança na Grande São Paulo
-
Kids & Teens2 meses atrás
Juju Teófilo é destaque em experiência olfativa promovida por Ana Castela