Entretenimento
Morre Lô Borges, ícone do Clube da Esquina e nome fundamental da MPB, aos 73 anos
A música popular brasileira se despede de um de seus maiores artistas. Morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, o cantor, compositor e multi-instrumentista Lô Borges, um dos fundadores do lendário movimento Clube da Esquina. A informação foi confirmada pela família nesta segunda-feira (3).
Internado desde o dia 17 de outubro em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Belo Horizonte, Lô Borges enfrentava complicações decorrentes de uma intoxicação por medicamentos. Seu quadro clínico se agravou nas últimas semanas, exigindo ventilação mecânica e, posteriormente, uma traqueostomia. Recentemente, o músico também havia iniciado sessões de hemodiálise para auxiliar as funções renais. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Nascido Salomão Borges Filho, em 10 de janeiro de 1952, em Belo Horizonte, Lô Borges foi uma das figuras mais criativas e influentes da MPB. Junto a Milton Nascimento e Márcio Borges, seu irmão e parceiro de letras, ajudou a moldar o Clube da Esquina, movimento que rompeu fronteiras musicais nos anos 1970 ao misturar bossa nova, rock, jazz e sonoridades mineiras.
Em 1972, a parceria com Milton Nascimento resultou no histórico álbum “Clube da Esquina”, uma das obras-primas da música brasileira, reverenciado até hoje por músicos e críticos no Brasil e no exterior. No mesmo ano, Lô Borges lançou seu primeiro álbum solo, conhecido como o “Disco do Tênis”, por causa da icônica capa com um par de tênis. O trabalho consolidou sua carreira com composições que se tornaram clássicos atemporais, como “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”.

Com uma trajetória marcada por lirismo, inovação e simplicidade, Lô Borges seguiu produzindo, gravando e se apresentando até recentemente, mantendo viva a essência do som mineiro que inspirou gerações. Sua morte representa uma perda irreparável para a cultura brasileira, mas seu legado permanece eterno nas melodias e versos que ajudaram a definir o que é a música popular brasileira.
Foto: Divulgação / João Diniz
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolitam sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Instagram.
-
Carnaval6 meses atrásVirginia Fonseca é apresentada como rainha de bateria da Grande Rio
-
Carnaval5 meses atrásBeija-Flor escolhe substituto de Neguinho em reality show no Multishow
-
Carnaval5 meses atrásMorre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e ícone do samba, aos 88 anos
-
Kids & Teens5 meses atrásJuju Teófilo curte férias em família na França após fim das gravações de “A Caverna Encantada”
-
Carnaval3 meses atrásFabi Frota é a nova Musa da Escola de Samba Colorado do Brás para o Carnaval 2026
-
Kids & Teens5 meses atrásJuju Teófilo curte férias em família na França após fim das gravações de “A Caverna Encantada”
-
Kids & Teens3 meses atrásJuju Teófilo é destaque em experiência olfativa promovida por Ana Castela
-
Interior3 meses atrásEquipe de marketing do Pré-Caju realiza ação de divulgação no Fortal 2025

