Connect with us

Noticias

Capão in Blues promove sustentabilidade e cultura na Chapada Diamantina

Publicado a

em

Capão in Blues, a tão aguardada 1ª edição do festival de blues realizado no coração da Chapada Diamantina, teve seu encerramento triunfal neste sábado, 11 de maio, após três dias de programações emocionantes. Sob as estrelas do céu do Vale do Capão, a vila pulsa com a energia contagiante da música, reunindo um público diversificado que viajou de várias partes da Bahia, do Brasil e do mundo, para participar do evento.

O festival atingiu plenamente seu objetivo: fortalecer a produção cultural no interior da Bahia e estimular a economia criativa local. Durante os três dias do Capão In Blues, o público foi levado a uma jornada emocionante através dos ritmos e melodias envolventes do blues. O palco foi iluminado por artistas de renome nacional e internacional, desde a energia contagiante da banda local Candombá Blues até a maestria dos veteranos Blues Etílicos (RJ), e a alma vibrante de Keith Dunn (EUA), acompanhado pelos talentosos The Simi Brothers (SP).

Na segunda noite, a plateia vibrou ao som de artistas como Candice Fiais (BA), Gustavo Andrade (MG), Alma Thomas (EUA), Eric Assmar (BA) e Jefferson Gonçalves (RJ), cada um contribuindo com sua singularidade musical para uma experiência inesquecível. Além das apresentações, o festival ofereceu uma variedade de atividades, incluindo oficinas musicais e passeios de balão, enriquecendo a experiência dos participantes.

O Capão In Blues recebeu cerca de duas mil pessoas por dia, totalizando quatro mil entre moradores locais, visitantes nacionais e internacionais. Com oferecimento da A TARDE FM e apoio da Prefeitura de Palmeiras e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, o festival é uma realização do Grupo A TARDE e Viramundo Produções, com patrocínio do Fazcultura e apoio de diversas entidades governamentais.

“O proposito do Capão In Blues foi totalmente atingido. Sentimo-nos imensamente recompensados com a qualidade do que foi apresentado, da estrutura montada e da receptividade do público. Um evento único que enche de orgulho nós do Grupo A TARDE e especificamente da A TARDE FM. Até 2025!”, celebra Eduardo Dute, Diretor Geral da Rádio A TARDE FM.

Além do sucesso artístico e cultural, o festival teve um impacto positivo na economia local, com hotéis e restaurantes alcançando alta ocupação. Iniciativas como o Recicla Capão demonstraram o compromisso do evento com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. O mercado em si abraçou o festival e conseguimos atingir o nosso objetivo, que é movimentar a economia do local. Grande parte das pousadas tiveram 100% de lotação. Restaurantes sempre cheios. Conseguimos realmente criar um fluxo bom e movimentar a economia do Vale do Capão”, destacou José. José Alves Costa, um dos organizadores do evento.

Ao encerrar o festival, o guitarrista e curador Eric Assmar expressou sua gratidão e vislumbrou o evento como uma tradição anual, enraizada na cultura da região. O Capão in Blues deixa um legado marcante, celebrando a música, a amizade e a magia deste lugar único. Com expectativas para futuras edições, o sucesso do festival inspira e fortalece o cenário cultural da Bahia.

E enquanto as luzes do palco se apagam, fica o desejo de que essa celebração do blues continue ecoando pelas montanhas do Vale do Capão por muitos anos vindouros. “A sensação é de profunda alegria e dever cumprido! O Festival Capão In Blues superou todas as nossas expectativas. Realizamos uma entrega excepcional, evidenciando mais uma vez que a cultura e a arte são motores de geração de emprego e renda. Em três dias de festival, dobramos a população do Capão, de maneira sustentável, sem agressão ao meio ambiente e todos os espaços estavam lotados: pousadas, restaurantes e muito mais. A cultura existe para unir, prosperar e enriquecer a todos. E deixo aqui minha mensagem: o ano de 2025 está logo ali, então, preparem-se para o Festival CIB – Capão In Blues 2025”, afirma Ildazio Tavares Jr., CEO da Viramundo Produções, empresa organizadora do evento.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Google Noticias ou Cosmopolitam no Instagram.

Tiago Ghidotti

Tiago Ghidotti é formando em jornalismo, alem de ser o CEO e Redator Chefe do EGOBrazil, pode ser encontrado nas redes sociais e também pode ser encontrado através do email contato@egobrazil.com

Mais LIdas

© Todos os direitos reservados.