Connect with us

Noticias

O verão e sua pele!

Publicado a

em

O verão e sua pele!

Todo mundo gosta de pegar um solzinho no verão sem prejudicar a pele, mas é necessário estar atento para os cuidados com a pele na estação mais quente do ano.

Sabemos, inclusive, que a exposição solar pode causar um maior número de manchas na pele, assim como doenças mais graves e que pedem um tratamento específico.

Por isso o verão exige um cuidado muito maior com a pele, sobretudo o uso diário de protetor solar. Mas hoje vamos conversar sobre os problemas que o verão pode trazer para a sua pele!

Óbvio que cada um desses problemas abaixo tem o seu tratamento e, como regra geral, o melhor é sempre procurar um dermatologista se você perceber alguma alteração na sua pele. Mas, para te ajudar a detectar alguns desses quadros, listamos aqui oito problemas de pele que podem aparecer no verão.

Problemas da pele que podem surgir no verão:

Alergia ao sol

A alergia ao sol é uma reação exagerada do sistema imune aos raios solares, que provoca uma reação inflamatória nas regiões mais expostas ao sol como braços, mãos, região do decote e rosto, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. Em casos mais graves e raros, essa reação pode até surgir na pele coberta pela roupa. O diagnóstico da alergia, assim como a indicação do tratamento, deve ser feito por um dermatologista, através da observação dos sintomas e da avaliação do histórico do paciente.

Acne solar

Esse tipo de acne costuma aparecer alguns dias após uma intensa exposição solar e atinge áreas como o rosto, pescoço, ombros, tórax e costas. Dermatologistas afirmam que a exposição solar sem fotoproteção resseca bastante a pele, mas logo depois vem o efeito rebote, resultando na produção de sebo em excesso como tentativa de repor sua hidratação.

E nem caiam na ilusão de que sol seca acne, ein!? Muito pelo contrário, o sol estimula ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piora a inflamação e aumenta a intensidade e frequência das manchas.

E pra quem ama passar o final de semana em piscina ou praia precisa ter o cuidado redobrado, pois a junção da exposição solar causada pelo tempo que se passa na piscina ou praia mais água clorada e salgada contribuem para o ressecamento da pele e aumento da produção de sebo, piorando até a oleosidade da pele.

Rosa Selvagem

O verão e sua pele!

Micoses

As micoses, infecções causadas por um fungo que se aproveitam da pele sensível ou que tenham tendências à micose.

É muito fácil para qualquer pessoa ter contato com fungos pelo fato de compartilharem ambientes comuns como piscina, saunas ou até mesmo compartilharem roupas. Isso porque dentre as causas da micose, estão excesso de suor, atrito, falta de higiene, umidade, uso de sapatos fechados por muito tempo, predisposição genética, assim como pessoas com doenças de base predisponentes, como a psoríase.

As micoses são mais comuns no verão por ser uma estação muito quente e chuvosa, o que proporciona um clima ideal para proliferação dos fungos e as pessoas transpiram muito mais por conta do calor excessivo.

Especialistas recomendam se secar bem, usar meias de algodão, e, na virilha, também preferir cueca / calcinha de algodão. Para os que sabem que têm tendência, podem utilizar antifúngicos preventivos quando sair de casa ou ir à praia e piscina.  Caso você ache que está com micose na pele, procure um médico. O tratamento é feito por via oral ou uso tópico, com cremes à base de antifúngicos.

Foliculite

As famosas bolinhas vermelhas que, normalmente, aparecem no pós depilação, acontecessem por causa de uma inflamação no folículo piloso, podendo ser bacteriana, fúngica e até por uma inflamação de pelos encravados, o que é comum.

Aproveita e já anota essa dica para evitar foliculite: esfolie a pele antes da depilação, pois isso vai ajudar a remover as células mortas e ainda minimizar os riscos de infecção após a depilação!

Importante também lembrar de usar roupas leves e folgadas em dias quentes e frios, evite o uso de roupas muito apertadas, mantenha a pele sempre limpa e seca, tenha cuidado ao fazer a barba e mantenha a pele hidratada.

Pele seca e irritada

O ar quente e úmido, além do sol, piscina, mar e ar condicionado podem deixar a pele seca e irritada. Por isso é recomendado o uso de hidratantes, protetor solar, tomar banhos em água morna (não quente) e evitar sobrecarregar seu rosto com produtos desnecessários ou com várias camadas de maquiagem.

O verão e sua pele!

Melasma

Pra quem ainda não sabe ou tem dúvidas, vou começar dizendo o que é melasma: é uma condição crônica que causa hiperpigmentação (escurecimento da pele por aumento da produção da melanina) de algumas áreas da pele expostas ao sol.

Normalmente, as manchas são escuras ou acastanhadas, com formatos regulares e mais comuns de surgirem no rosto, podendo também surgir em outras áreas do corpo, como braços, pescoço e colo. Não causam nenhum mal à saúde, mas geralmente são incômodas e mexem com a autoestima de muitas pessoas.

Para evitar o aparecimento das manchas, seja em dias de exposição solar excessiva ou no dia a dia, é indispensável aplicar o protetor com um FPS, no mínimo, 30 diariamente, principalmente nas regiões mais expostas do corpo.

Queimadura de sol

A queimadura solar acontece devido à radiação ultravioleta que, geralmente, aparece dentro de poucas horas após exposição excessiva à luz solar ou artificial, como câmaras de bronzeamento. De imediato, os sintomas são as queimaduras, variando do vermelhão até a formação de bolhas.

Caso essa queimadura provoque em você febre, calafrios e dor de cabeça, procure um médico imediatamente, pois esses sinais indicam insolação. Para evitar esse tipo de queimadura, é indispensável o uso diário do protetor solar, reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver um excesso de suor ou até mesmo contato com a água.

Erupção de calor

Ocorre quando as glândulas sudoríparas da pele são bloqueadas e o suor produzido não consegue evaporar, resultando em uma erupção. Os principais sinais são inchaços vermelhos na pele e sensação de coceira.

Dermatologistas afirmam que a erupção de calor pode ser evitada com roupas adequadas para dias quentes e úmidos, de preferência largas e leves. A utilização do ar condicionado e do ventilador também ajudam a prevenir o problema, pois fazem o ar circular.

Qual o melhor produto para me ajudar na rotina de cuidados do verão?

Rosa Selvagem

O verão e sua pele!

Para evitar todos esses problemas e muitos outros que existem, não somente no verão mas em qualquer estação do ano eu quero indicar pra vocês a linha Rosa Selvagem completa!

Ela é composta por produtos que cuidam, nutrem e protegem a sua pele. Vou apresentar um pouco deles aqui:

Rosa Selvagem Óleo: óleo clareador com um mix de óleos naturais: óleo de rosa mosqueta, girassol e amêndoas; perfeito para clarear manchas escuras, inclusive manchas de estrias vermelhas; combate a foliculite e mantém a sua pele hidratada por 24h;

Rosa Selvagem Ácido: ácido clareador ativado, feito a base de ácido salicílico, possui ação esfoliante e age no combate a lesões, manchas escuras e foliculite, além de amenizar irritação de pele rosácea e sinais de fotoenvelhecimento;

Rosa Selvagem Cream: creme hidratante com hidratação profunda e ação antioxidante além de ser um poderoso anti sinais; age atenuando estrias vermelhas e manchas escuras e deixa sua pele com mais firmeza;

Rosa Selvagem Colágeno: o colágeno verisol desenvolvida para prevenir e tratar os sinais de envelhecimento e fraqueza da pele, seus micronutrientes estimulam a produção de proteínas do colágeno tipo 1, promovem benefícios específicos para a saúde da pele e de vários componentes celulares que atuam para a formação da estrutura desse mesmo tecido.

Todos os produtinhos da linha Rosa Selvagem são testados e aprovados dermatologicamente. Para ter o seu basta visitar o site oficial da linha Rosa Selvagem.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Google Noticias ou Cosmopolitam no Instagram.

Marcus Lehman

Continue Lendo

Mais LIdas

© Todos os direitos reservados.