Connect with us

Noticias

Qual é a importância da informática no mercado de trabalho?

Publicado a

em

Foto de Cottonbro no Pexels

Com o alto crescimento da tecnologia nas últimas décadas, é de se esperar que todos os setores foram grandemente afetados pela informática e todas suas funcionalidades. A inclusão da tecnologia no espaço de trabalho é o que permitiu com que diversas pessoas pudessem, por exemplo, trabalhar remotamente durante a pandemia de 2020. Esse é apenas um dos vários exemplos de como a informática mudou o mercado de trabalho para melhor e impulsionou resultados.

A maioria das pessoas atualmente possuem ou já possuíram ou interagiram com um computador ou notebook. Esse fator é extremamente importante para a inclusão digital e se liga diretamente com o fator da informática e sua importância dentro do mercado de trabalho. Hoje em dia, o setor que depende da informática já não é mais apenas aquele onde o técnico de informática atua, é o de engenharia, pedagogia, medicina e até mesmo setores que precisam de menor formação, como atendimento ao cliente e atendente de caixa.

Ou seja, quando temos o assunto da informática e tecnologia no meio de trabalho em pauta, precisamos também considerar a acessibilidade que todos possuem para suas funções ao redor do Brasil. Enquanto é correto afirmar que todos compreendem o que seja um computador, ainda não é possível dizer com certeza que todos possuem acessibilidade digital. Isso não seria um problema caso o mundo não caminhasse todos os dias mais perto para um ambiente completamente digitalizado, inclusive nos meios de trabalho que nem mesmo se relacionam com áreas da tecnologia.

Portanto, entender como utilizar a informática, o que ela realmente é e sua importância atualmente é extremamente importante para que uma pessoa tenha noções, mesmo que básicas, sobre o ensino da tecnologia. Quem possui as oportunidades deve buscar saber mais sobre informática sempre.

O que é considerado informática?

Como seu nome já aponta, a informática é a área que trata da informação digital, isso pode incluir processos como coleta de dados, armazenamento de arquivos, processamento e difusão desses dados. Devemos notar que informática é a informação por meio automático, ou seja, uma informação que é muito rápida de se obter já que tudo pelo mundo digital e com o auxílio da internet pode se tornar instantâneo.

Para fazer com que a informática em si funcione é preciso de apenas o equipamento eletrônico, na maioria das vezes um computador. Poucos sabem, porém a origem do computador como o ser humano conhece foi dada por conta do instrumento conhecido como abaco. Apenas em 1944 o primeiro computador eletro-mecânico foi construído por um professor da Universidade de Harvard nos EUA.

Desde então, os computadores tomaram diversas formas, sendo que hoje em dia já existem até mesmo celulares mais potentes que vários computadores, computadores pequenos, grandes, portáteis como os notebooks e outros aparelhos eletrônicos onde também é possível realizar a coleta, processamento, difusão e armazenamento de arquivos e dados.

Como aprender a informática na prática?

Devemos notar que adultos devem sempre influenciar crianças desde pequenos a ter contato com o mundo digital, seja por meio de um celular, tablet ou próprio computador, com um auxílio e supervisão de um responsável para que nada de inapropriado ocorra. Isso é de suma importância para o futuro das crianças no mundo atual, pois a pluralidade digital requer que pessoas iniciem seu contato muito cedo para conseguirem, de fato, obter resultados com a informática no futuro.

Portanto, é dentro de casa que todos devem começar a aprender sobre a informática na prática, mas também é na escola que devem haver incentivos para que haja classes focadas no ensino da informática. No futuro, essas pessoas podem crescer com interesse pela tecnologia e resolver se ingressar em um curso avançado de informática.

Aprender a informática na prática também ocorre simplesmente por meio do ato de estar utilizando um aparelho eletrônico como o computador. O ideal é que a pessoa tenha curiosidade de aprender cada pequeno detalhe, cada tecla de atalho e também sobre os programas básicos que quase todo computador possui ou pode possuir, como o Pacote Office, do que se trata o Google, Linux, Opera ou Firefox e etc.

Qual a importância da informática para o mercado de trabalho?

Devemos notar que dentro de empresas da maior variedade de categorias a informática se encontra cada vez mais presente no dia-a-dia. Hoje em dia, muitas empresas nem mesmo possuem escritórios físicos, todos seus colaboradores, gestores e chefes trabalham de forma remota em suas próprias máquinas dentro de casa ou onde quer que estejam.

Além disso, o ato de gerir e administrar tornou-se muito mais fácil por meio da inclusão digital. Com softwares, programas de mensagens instantâneas feitos para empresas e outros aplicativos, é possível dizer que o trabalho diário de muitos setores se tornou de maior qualidade e menor dificuldade com a ajuda da informática.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Google Noticias ou Cosmopolitam no Instagram.

Renato Cipriano

🧾 Jornalista - MTB 089283 🎤 Radialista - DRT 055753 📺 Crítico de Tv

Mais LIdas

© Todos os direitos reservados.