Connect with us

Noticias

Sabia que os Veículos Autônomos podem tornar as viagens mais seguras?

Publicado a

em

O veículo autônomo também é conhecido como veículo robótico, ou veículo sem motorista. - Roberto Nickson/Unsplash

Você já ouviu falar dos carros ou veículos autônomos? Eles são aqueles que dirigem e se locomovem de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de um motorista dirigindo. Pode parecer assustador, mas isso já é uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil.

Entre algumas das motivações para a existência de carros autônomos, segundo o Prof. Michel Bernardo Fernandes da Silva, podemos destacar:

tornar as viagens com os veículos mais seguras;
aumentar o conforto dos ocupantes;
melhorar a acessibilidade aos serviços de transporte;
contribuir para o estabelecimento de novas formas de mobilidade.

Poderíamos ainda pensar no melhor aproveitamento do nosso tempo, por exemplo, durante uma viagem com carro autônomo numa rodovia bem sinalizada, bem conservada, com velocidade máxima de 120 km/h. Podemos destacar, aqui no Brasil, que a Rodovia dos Bandeirantes (CCR/AutoBan), que conecta os municípios de São Paulo/Capital, Jundiaí, Campinas, e Piracicaba, possui essas características.

Também seria possível fazer bom uso de um carro autônomo na hora do rush (de trânsito pesado) em uma grande metrópole, como São Paulo (SP), nas Marginais Pinheiros e do Tietê. Enquanto o carro dirige por nós, poderíamos estar descansando, lendo um livro, participando de uma reunião remota, trabalhando no notebook, entre outras tarefas.

De acordo com informações de agosto de 2021 do G1, a Waymo – Empresa de Transportes do Google, iniciou testes abertos ao público de carros autônomos, em São Francisco, Estados Unidos. A empresa já testou viagens de carros autônomos com seus funcionários na cidade, e também já está realizando testes com consumidores.

A Amazon anunciou seu carro autônomo para robotáxis, o Zoox; que tem capacidade para quatro passageiros e sistema bidirecional para manobras consideradas mais difíceis. O veículo também é totalmente elétrico, e pode atingir até 120 quilômetros por hora. Seu design lembra uma carruagem e sua bateria promete até 16h de autonomia.

Já a Apple prevê o lançamento de seu carro 100% autônomo para 2025. No caso, o Apple Car não exigirá intervenção de um motorista ou dos passageiros em qualquer condição, ou situação. O veículo, chamado de Projeto Titan, estará no nível 5 dos padrões do SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos). Sendo assim, o carro se autodirigirá e não terá volante ou pedais.

O veículo autônomo também é conhecido como veículo robótico, ou veículo sem motorista. - Roberto Nickson/Unsplash

O veículo autônomo também é conhecido como veículo robótico, ou veículo sem motorista. – Roberto Nickson/Unsplash

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Google Noticias ou Cosmopolitam no Instagram.

Marcus Lehman

Mais LIdas

© Todos os direitos reservados.