Fechar Menu
CosmopolitamCosmopolitam
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CosmopolitamCosmopolitam
    sexta-feira, julho 4
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    CosmopolitamCosmopolitam
    Início | Bienal de Veneza: Uma Jornada artística além das fronteiras
    Noticias

    Bienal de Veneza: Uma Jornada artística além das fronteiras

    Colaboração por Renato Cipriano7 outubro, 2024 - 18:52:48
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    3Cd6A1D6474C0664Bff1F3Ba54D6A725 Medium 1 Cosmopolitam
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.47.07 Cosmopolitam

     A Bienal de Veneza deste ano está causando um impacto profundo e multifacetado. Sob o tema “Um Estrangeiro em Qualquer Lugar”, a exposição transcende os limites da expressão estética, mergulhando nas complexidades da experiência humana.

    A Bienal de Veneza foi criada em 1895 e acontece a cada dois anos na cidade turística italiana de Veneza. Ela é uma das maiores vitrines do mundo para talentos das artes visuais, cinema, música, teatro, arquitetura e crítica de arte. Desde então, a Bienal tem sido um evento importante para artistas e países convidados, com pavilhões representando diferentes culturas e expressões criativas.

    “Artistas de todo o mundo convergiram para esta cidade histórica, trazendo consigo suas narrativas pessoais e culturais. A Bienal não se contenta em apenas abordar questões universais; ela também dá voz às minorias, aos deslocados e aos injustiçados em suas próprias terras. A exploração, o colonialismo, as diásporas e as lutas dos emigrantes são retratados com inteligência e sensibilidade”, comenta o Dr. e ativista Nilton Serson.

    Os destaques da 60ª Bienal de Veneza incluem uma variedade de exposições e performances de artistas de todo o mundo. Alguns eventos notáveis são: Pavilhão Central: O pavilhão principal apresenta obras de artistas convidados e explora o tema “Foreigners Everywhere” (Estrangeiros por toda parte).

    Pavilhões Nacionais: Cada país tem seu próprio pavilhão, exibindo artistas locais e suas perspectivas únicas. Vale a pena explorar os pavilhões de países como Brasil, Estados Unidos, França e Japão.

    Eventos Colaterais: Além dos pavilhões oficiais, há eventos colaterais em toda a cidade, como exposições em galerias, instalações públicas e performances.

    Programação de Cinema e Dança: A bienal também inclui projeções de filmes e apresentações de dança, proporcionando uma experiência multidisciplinar.

    “A exposição é uma experiência sensorial completa. O visitante é convidado a pensar além do óbvio, a explorar possibilidades não antes consideradas. Por meio de instalações que envolvem todos os sentidos — cheiros, músicas, relevos e topografias —, a Bienal nos leva a sentir a complexidade da vida”, ressalta Serson.

    Em meio a essa rica tapeçaria de expressões, a Bienal cumpre seu propósito fundamental: dar voz aos que nunca tiveram oportunidade de falar. É uma experiência deliciosa poder sentir essa conexão global através da arte. 

     O Dr. Nilton Serson finaliza: “A ideia é motivo dela : “Um estrangeiro em qualquer lugar”, alberga temas sensíveis a toda humanidade e já sofrido por toda gente, até aí tudo bem, mas a arte há muito , é mais que expressão estética, extrapola vai além, e, essa bienal vai mais, sim como estrangeiro, tem a função de falar sobre todos os temas das minorias, dos deslocados, dos injustiçados na sua terra, da exploração, do colonialismo, das diásporas, dos sub-humanos emigrantes, os cidadãos de 2a. classe e todas as mazelas , infortúnios e bostas q os oprimidos, legais, éticos, morais sofrem e vivenciam está exposto de forma estética , inteligente, bem sacada para a situação, procurar fazer pensar, mais do choca, ver possibilidades não vistas, sentir a complexidade da vida , além da óbvia visão, por cheiros, por música, por relevos, topografias, vazios e seus tremores, função precípua da Bienal, desenvolvida com beleza, estética e poesia .O destaque vai para os artistas que, até então, não tinham voz nos grandes mercados artísticos internacionais. Suas obras são um testemunho das próprias lutas e mazelas que enfrentaram em seus lugares de origem. E, para coroar essa celebração da diversidade, temos a curadoria competente de um brasileiro: Namaste Pedrosa”.

    Leia mais em : https://observatoriog.com.br/publieditorial/promovendo-a-diversidade-e-inclusao-um-olhar-sobre-os-direitos-humanos-e-o-ambiente-corporativo/

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.55.16 Cosmopolitam

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    Maik & Ciel encantam o Brasil no palco do Terra da Padroeira

    Mercado infantil impulsiona produtos licenciados no Brasil

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Pai Wesley de Ogum expande missão espiritual com templos no Brasil e nos Estados Unidos e lança livro “Despertar da Alma”

    Rolex 6 Horas de São Paulo terá rock, dança e homenagem a Rita Lee no Show do Grid

    A última noite do maior São Pedro do Brasil teve um mix de forró, piseiro, arrocha, pagode e samba

    Mais Lidas

    Maik & Ciel encantam o Brasil no palco do Terra da Padroeira

    Tiago Ghidotti3 julho, 2025 - 21:20:110

    Mercado infantil impulsiona produtos licenciados no Brasil

    Tiago Ghidotti2 julho, 2025 - 18:38:060

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Tiago Ghidotti2 julho, 2025 - 18:18:440
    Ultimas Noticias

    José Augusto e Jorge Aragão se apresentam na casa de shows Ribalta

    Renato Cipriano4 julho, 2025 - 0:16:430

    No próximo dia 11 de julho (6ª feira), o palco da casa de shows Ribalta recebe José Augusto e Jorge Aragão , em dois grandes shows completos, cantando seus maiores sucessos. Com uma carreira marcada por grandes sucessos e uma voz inconfundível, o cantor e compositor José Augusto, promete uma apresentação repleta de memórias e emoções em uma noite única, que será eternizada através de suas músicas. A nova turnê “Histórias em Canções – 50 anos” é um projeto grandioso de despedida e traz a direção musical assinada por José Augusto, com os arranjos impecáveis de Caíque Rocha e direção geral da LC Entretenimento. […]

    Após sete anos, Flay retorna aos palcos com São João intenso e shows eletrizantes

    Tiago Ghidotti3 julho, 2025 - 22:22:500

    Após sete anos afastada dos palcos, Flay retornou às suas performances, frente a frente com o público. Para abrir esse novo momento de sua carreira com chave de ouro, a cantora brilhou no São João. Durante o mês de junho, a estrela se apresentou em diversas cidades espalhadas pelo Nordeste do país, com uma intensa agenda de shows. Para vivenciar esse momento especial, a artista investiu em figurinos diferenciados, preparados com a temática junina, uma setlist repleta de sucessos — entre eles, a queridinha “Rosa Canina”, que já soma mais de 7 milhões de plays no YouTube — e, claro,

    “A Praça É Nossa” traz o personagem ‘Da Lua’ como convidado no programa de hoje

    Renato Cipriano3 julho, 2025 - 14:40:480

    Na “A Praça É Nossa”, o riso tem dia e hora para acontecer. Nesta quinta-feira, 03 de julho , o público encontra Carlos Alberto de Nóbrega em seu ‘velho e querido banco’, a partir das 23h20 , sempre com um horário de humoristas que garantem a diversão dos espectadores. Um convidado inusitado chega à Praça acompanhado pela enfermeira Vivi Fernandez , que o apresenta como Da Lua (Filipe Pontes). Segundo ela, o rapaz sofreu um acidente e, após uma televisão cair em sua cabeça, ele passou a ‘ter’ várias personalidades famosas em sua mente, tais como Tony Ramos, Sabrina Sato e Neymar. Ele acredita ser todos eles e conversa com […]

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    José Augusto e Jorge Aragão se apresentam na casa de shows Ribalta

    Após sete anos, Flay retorna aos palcos com São João intenso e shows eletrizantes

    “A Praça É Nossa” traz o personagem ‘Da Lua’ como convidado no programa de hoje

    Jorge Amarelloh irá ao quarto ano à frente da bateria da Em Cima da Hora

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.