Fechar Menu
CosmopolitamCosmopolitam
    Facebook X (Twitter) Instagram
    CosmopolitamCosmopolitam
    sexta-feira, julho 4
    • Home
    • Carnaval
    • BBB 25
    • Musica e Youtube
    • Shows e Festivais
    • Televisão & Novela
    • Stories
    CosmopolitamCosmopolitam
    Início | Festival SSA Mapping celebra 5ª edição
    Noticias

    Festival SSA Mapping celebra 5ª edição

    Colaboração por Tiago Ghidotti10 outubro, 2024 - 20:09:27
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Copy Link LinkedIn Tumblr E-mail VKontakte Telegrama
    Photo 2024 10 10 17 55 06 Cosmopolitam
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest E-mail Copy Link

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.47.07 Cosmopolitam

    Um dos maiores festivais do gênero terá programação intensa nos dias 12 e 13 de outubro. O Mercado Modelo é a tela desta edição.

    Artes visuais, tecnologia, memória, espaço público: estas são as palavras-chaves do SSA Mapping, que chega este ano à sua 5ª edição. Maior festival do gênero do Nordeste do país, o evento segue sua itinerância por cartões postais da capital baiana e se instala agora em um dos cenários mais conhecidos da cidade: o Mercado Modelo.Com a programação totalmente gratuita tem o final de semana, 12 e 13 de outubro,como ponto alto, aos pés do Elevador Lacerda, na praça que agora leva o nome da guerreira Maria Felipa, com obras visuais projetadas na fachada do prédio histórico. Os destaques ficam nas performances de música-imagem, com os encontros da orquestra de berimbaus de mulheres Igbadu com VJs Vic Zacconi e Maribê, da banda Aguidavi do Jêje com yow! e do cantor Lazzo Matumbi com VJ Kelly Pires, além das mostras com participação de 180 artistas e outras variadas instalações e intervenções urbanas, numa concepção de “festa das luzes”. Para completar, festejando o Dia das Crianças, as atividades para este público são ainda mais encorpadas. Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.

    Tanto no sábado quanto no domingo, a agenda começa às 16h, com os chamados “Rolés”: passeios guiados que buscam aproximar o público ao território, com audiodescrição para pessoas com deficiências visuais também participarem. No primeiro dia, o “Rolé” se veste de “Rolezinho – Prosas da Baía”, para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, fazendo um roteiro pelo Comércio, finalizado na Casa das Histórias de Salvador, conduzido pela pesquisadora e fotógrafa Gal Meirelles (BA) e orientado por textos da literatura baiana, com autores como João Ubaldo Ribeiro, Damário Dacruz, Caetano Veloso, Jorge Amado, Kátia Borges, Deisiane Barbosa, Cuíca de Santo Amaro, Minelvino Francisco Silva, dentre outros. No segundo dia, a historiadora Naiara Natividade (BA) apresenta “Retratos da Bahia – História e Desenvolvimento da Região do Comércio”, propondo um mergulho nas memórias vivas do bairro.

    Às 17h, a Feira Criativa, com arte e gastronomia, começa a funcionar na Praça Maria Felipa. Logo em seguida, às 18h, a programação artística começa. Na área, nos dois dias do final de semana, o público poderá ver a “Mostra 360º”, com 15 obras nacionais e internacionais, numa instalação Fulldome – estrutura geodésica com projeção interna. Também estará em ação a intervenção em projeção mapeada “Phoenix”, de VJ Spetto(SP), no Monumento à Cidade do Salvador, famosa escultura de Mário Cravo Júnior. A “Gangorra”, do artista visual Augusto Leal (BA), reelabora o brinquedo que a nomeia. Homem Gaiola (MG) faz a “Digital Landscape”, um lasermapping sobre o Elevador Lacerda e o frontispício do paredão que divide Cidade Baixa e Cidade Alta. A obra inflável “Ventura”, de Amanda Lobos (ES), será ostentada sobre o mar. VJ KÆ (BA) e Fino Finíssimo (BA) apresentam a instalação interativa “Particularidades do Movimento”, ativada pelo movimento de visitantes. Marcelo Zig (BA) performa “O Afrodef e A Cadeira de Som”, um super-herói ancestral e anticapacitista que transforma sua cadeira de rodas em um sound system. Para a criançada, garantindo que este seja um lugar perfeito para celebrar o seu dia, vai ter um espaço especial com muitas brincadeiras, incluindo pintura facial e pula-pula, junto com a obra infantil “ACASO SURREAL 2”, de Kelly Pires (SP), e a performance em perna de pau com bolha de sabão gigante de Bia Gigante (RJ).

    A programação do SSA Mapping garante acessibilidade. Para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, idosos, gestantes, lactantes, com crianças de colo e outras prioridades, há setor de acolhimento, com audiodescrição de obras exibidas, distribuição de protetores auriculares, mobiliário adaptado, banheiro acessível e monitoria capacitada, além de acesso ao frontstage durante os shows, que terão tradução em Libras. A Praça Maria Felipa é totalmente plana e conta com rampa de acesso, e estará disposta a descrição sonora do espaço no mapa de entrada e nas instalações artísticas. Cardápios acessíveis estarão disponíveis na venda de alimentos e bebidas.

    Photo 2024 10 10 17 55 06 Cosmopolitam

    MOSTRAS DE VIDEOMAPPING E PERFORMANCES DE MÚSICA-IMAGEM

    O volume de mostras de videomapping no 5º SSA Mapping é grande. O centro está na Mostra Principal, com curadoria de Spetto, o mais influente VJ do Brasil. Tem também a Mostra Aberta, com trabalhos inscritos do Brasil e do exterior, e a Mostra Especial, com dez trabalhos que incluem homenagens ao Cordel, aos 60 anos da Feira de São Joaquim e a Jayme Fygura. Como de costume do evento, uma performance de música-imagem encerra a agenda de cada dia – e, neste ano, é também uma apresentação do tipo que marca o início das mostras, sempre a partir das 19h.

    No dia 12 de outubro, o primeiro ato é então a música-imagem especial que juntará a Igbadu – Orquestra de Berimbaus de Mulheres, grupo baiano que reúne mulheres capoeiristas e percussionistas com seus berimbaus e tambores, com as VJs Vic Zacconie Maribê (BA), numa homenagem feminina à capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

    Na Mostra Principal, que conta com audiodescrição para pessoas com deficiências visuais, serão seis duplas de artistas convidados de diversas estéticas e regiões do Brasil, desafiando criações inéditas no diálogo de seus trabalhos: Hifa Cybe (SP) com Sarah Ahab (SE); VJ Bang (PR) com VJ Bug (BA); Coletivo Coletores, formado por Toni Baptiste e Flávio Camargo (SP); VJ Indução (PA) com VJ Koba (DF); Fixxa Brasil (SP) com VJ Gabiru (BA); e Keila Sankofa (AM) com VJ Preto (ES).

    Depois vem a Mostra Aberta, que exibe em dois dias um total de 36 trabalhos de realizadores de todo o país e do exterior, selecionados por meio de inscrição pública, e a abertura da mostra especial com “Homenagem ao Cordel”, com duas obras: “Cuíca de Santo Amaro” e “Bule-Bule”, ambas de Artur Soar (BA), VJ Koba (DF) e Klimt Publicidade (DF), sob direção de Cairé Tonelli (SP).

    Aí o sábado e o domingo seguem suas programações com pautas diferentes. No dia 12, são mais três obras na mostra especial: “Caninópolis – Dança da Imitação”, de VJ Koba (DF), Renker Amantéa (DF) e Heydog Studios (DF); “Brincadeiras de Egbé”, de Leticia Pantoja (RJ), com ilustrações de Isabela Seifarth e trilha do DJ Doni; e “Artistas Gigantes”, resultado da oficina infantil “Pintando e mapeando”, a ser conduzida por VJ Preto (ES). Para fechar a noite, o encontro música-imagem de Aguidavi do Jêje com yow! (BA), formado pelos VJs Gabiru  e Lee Quick. Indicada ao Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o seu primeiro disco, a orquestra de atabaques apresenta sua música afro-percussiva com intervenções visuais criadas especialmente para o show, gerando um espetáculo inédito e exclusivo.

    Já no dia 13, serão outras cinco obras na mostra especial: “TRAMA e Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador”, do TRAMA (BA) e Articulação Centro Antigo (BA); “Salvaguarda”, de Cabokaji (BA), Áquila (BA) e Józá no Departamento de Gestualidades (BA); “60 Anos da Feira de São Joaquim”, de Anihaze (SP), VJ Grazzi (SP) e Arquivo Zumvi (BA); “Cerrado 2000ug”, do Corrocobó, formado por Igor Alves e Theo Lisboa (MG), e Cerrado Mapping (MG); e “Farpas Reluzentes – Homenagem a Jayme Fygura”, de Daniel Lisboa (BA) e VJ KÆ (BA). Fechando o festival, vem a performance de música-imagem que une Lazzo Matumbi, a maior voz da Bahia, com a VJ Kelly Pires (SP).

     SERVIÇOS

    5º SSA Mapping

    Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa | Auditório Makota Valdina | Casa das Histórias de Salvador

    Comércio – Salvador – Bahia

    Quanto: Gratuito

    Site: ssamapping.com.br

    = Música-Imagem

    Mediação: VJ Spetto

    Onde: Auditório Makota Valdina – Rua Portugal, 02 (Comércio)

    Quando: 11 de outubro (sexta), 15h às 18h

    Acesso livre | Sujeito à lotação | Com tradução em Libras

    Rolés

    = Rolezinho – Prosas da Baía

    Com: Gal Meirelles

    Quando: 12 de outubro (sábado), 16h às 18h

    Para público de 11 a 17 anos

    Ponto de encontro: Doca1 – Polo de Economia Criativa

    = Retratos da Bahia – História e Desenvolvimento da Região do Comércio

    Com: Naiara Natividade

    Quando: 13 de outubro (domingo), 16h às 18h

    Para público de todas as idades

    Ponto de encontro: Praça da Inglaterra

     

    Festival

    Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa

    Quando: 12 e 13 de outubro (sábado e domingo)

    = 17h – Feira Criativa

    Jamex + LVC + Hori + Meu Tortinho + Ludimila + Nagô + SSA Mapping + Papamama+ Comarte + Annia Risia + Belas e Cia + Caramurê + Di[Versa] Ideias em Movimento + Grude

    = 18h – Início de atividade de intervenções, instalações e espaço infantil

    “Mostra 360º” + “Phoenix” + “Gangorra” + “Digital Landscape” + “Ventura” + “Particularidades do Movimento” + “O Afrodef e A Cadeira de Som” + “ACASO SURREAL 2” + Bia Gigante + Brincadeiras para as crianças

    = 19h – Mostras Artísticas

    SÁBADO E DOMINGO

    > Mostra Principal: Hifa Cybe (SP) com Sarah Ahab (SE); VJ Bang (PR) com VJ Bug (BA); Coletivo Coletores, formado por Toni Baptiste e Flávio Camargo (SP); VJ Indução (PA) com VJ Koba (DF); Fixxa Brasil (SP) com VJ Gabiru (BA); e Keila Sankofa (AM) com VJ Preto (ES)

    > Mostra Aberta: artistas selecionados em inscrições públicas

    > Mostra Especial: “Homenagem ao Cordel”, de Artur Soar (BA), VJ Koba (DF) e Klimt Publicidade (DF), sob direção de Cairé Tonelli (SP).

    SÁBADO

    > Música-Imagem: Igbadu (BA) + VJs Vic Zacconi e Maribê (BA)

    > Mostra Especial: “Caninópolis – Dança da Imitação”, de VJ Koba (DF), RenkerAmantéa (DF) e Heydog Studios (DF)

    > Mostra Especial: “Brincadeiras de Egbé”, de Leticia Pantoja (RJ)

    > Mostra Especial: “Artistas Gigantes”, de VJ Preto (ES)

    > Música-Imagem: Aguidavi do Jêje (BA) + yow! (BA)

    DOMINGO

    > Mostra Especial: “TRAMA e Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador”, do TRAMA (BA) e Articulação Centro Antigo (BA)

    > Mostra Especial: “Salvaguarda”, de Cabokaji (BA), Áquila (BA) e Józá no Departamento de Gestualidades (BA)

    > Mostra Especial: “60 Anos da Feira de São Joaquim”, de Anihaze (SP), VJ Grazzi (SP) e Arquivo Zumvi (BA)

    > Mostra Especial: “Cerrado 2000ug”, do Corrocobó, formado por Igor Alves e Theo Lisboa (MG), e Cerrado Mapping (MG)

    > Mostra Especial: “Farpas Reluzentes – Homenagem a Jayme Fygura”, de Daniel Lisboa (BA) e VJ KÆ (BA)

    > Música-Imagem: Lazzo Matumbi (BA) + VJ Kelly Pires (SP)

    Captura De Tela 2025 01 18 As 12.55.16 Cosmopolitam

    Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o TVCampinas no Instagram.

    **As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Copy Link

    Leia Também

    Maik & Ciel encantam o Brasil no palco do Terra da Padroeira

    Mercado infantil impulsiona produtos licenciados no Brasil

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Pai Wesley de Ogum expande missão espiritual com templos no Brasil e nos Estados Unidos e lança livro “Despertar da Alma”

    Rolex 6 Horas de São Paulo terá rock, dança e homenagem a Rita Lee no Show do Grid

    A última noite do maior São Pedro do Brasil teve um mix de forró, piseiro, arrocha, pagode e samba

    Mais Lidas

    Maik & Ciel encantam o Brasil no palco do Terra da Padroeira

    Tiago Ghidotti3 julho, 2025 - 21:20:110

    Mercado infantil impulsiona produtos licenciados no Brasil

    Tiago Ghidotti2 julho, 2025 - 18:38:060

    George Henrique & Rodrigo anunciam participação de Hugo & Guilherme no DVD Uma Nova História

    Tiago Ghidotti2 julho, 2025 - 18:18:440
    Ultimas Noticias

    José Augusto e Jorge Aragão se apresentam na casa de shows Ribalta

    Renato Cipriano4 julho, 2025 - 0:16:430

    No próximo dia 11 de julho (6ª feira), o palco da casa de shows Ribalta recebe José Augusto e Jorge Aragão , em dois grandes shows completos, cantando seus maiores sucessos. Com uma carreira marcada por grandes sucessos e uma voz inconfundível, o cantor e compositor José Augusto, promete uma apresentação repleta de memórias e emoções em uma noite única, que será eternizada através de suas músicas. A nova turnê “Histórias em Canções – 50 anos” é um projeto grandioso de despedida e traz a direção musical assinada por José Augusto, com os arranjos impecáveis de Caíque Rocha e direção geral da LC Entretenimento. […]

    Após sete anos, Flay retorna aos palcos com São João intenso e shows eletrizantes

    Tiago Ghidotti3 julho, 2025 - 22:22:500

    Após sete anos afastada dos palcos, Flay retornou às suas performances, frente a frente com o público. Para abrir esse novo momento de sua carreira com chave de ouro, a cantora brilhou no São João. Durante o mês de junho, a estrela se apresentou em diversas cidades espalhadas pelo Nordeste do país, com uma intensa agenda de shows. Para vivenciar esse momento especial, a artista investiu em figurinos diferenciados, preparados com a temática junina, uma setlist repleta de sucessos — entre eles, a queridinha “Rosa Canina”, que já soma mais de 7 milhões de plays no YouTube — e, claro,

    “A Praça É Nossa” traz o personagem ‘Da Lua’ como convidado no programa de hoje

    Renato Cipriano3 julho, 2025 - 14:40:480

    Na “A Praça É Nossa”, o riso tem dia e hora para acontecer. Nesta quinta-feira, 03 de julho , o público encontra Carlos Alberto de Nóbrega em seu ‘velho e querido banco’, a partir das 23h20 , sempre com um horário de humoristas que garantem a diversão dos espectadores. Um convidado inusitado chega à Praça acompanhado pela enfermeira Vivi Fernandez , que o apresenta como Da Lua (Filipe Pontes). Segundo ela, o rapaz sofreu um acidente e, após uma televisão cair em sua cabeça, ele passou a ‘ter’ várias personalidades famosas em sua mente, tais como Tony Ramos, Sabrina Sato e Neymar. Ele acredita ser todos eles e conversa com […]

    Fique por dentro das novidades sobre famosos, influencers e conteúdos exclusivos aqui no Portal da Fama, o portal que conecta você ao universo das celebridades desde 2020 no ar.

    José Augusto e Jorge Aragão se apresentam na casa de shows Ribalta

    Após sete anos, Flay retorna aos palcos com São João intenso e shows eletrizantes

    “A Praça É Nossa” traz o personagem ‘Da Lua’ como convidado no programa de hoje

    Jorge Amarelloh irá ao quarto ano à frente da bateria da Em Cima da Hora

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.