Connect with us

Noticias

GP Galeão da Stock Car: Rio de Janeiro inaugura nova pista no Galeão

Publicado a

em

GP Galeão da Stock Car: os detalhes da nova pista no aeroporto do RJ - Fotos: Bruno Jordão / EGOBrazil

Nesta sexta-feira (8), o Rio de Janeiro voltou a ter uma pista de automobilismo em caráter oficial. O Circuito Cacá Bueno, montado na pista 10/28 do Aeroporto Internacional Tom Jobim RIOgaleão, foi inaugurado em cerimônia que contou com a presença do Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Fernando Julianelli, CEO da Stock Car, Cacá Bueno, maior campeão em atividade da categoria, Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, e demais autoridades.

Cacá Bueno também completou as primeiras voltas da história do circuito no RIOgaleão. O pentacampeão da Stock Car levou o Governador Cláudio Castro de carona e percorreu duas vezes o circuito de 3.225 metros e sete curvas, recebendo de Alexandre Monteiro a bandeirada verde que simbolizou a inauguração da mais nova pista do automobilismo brasileiro em um dos maiores e mais importantes aeroportos do país.

A iniciativa de realizar a prova foi da Vicar Promoções Desportivas — empresa organizadora da Stock Car — com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Aeroporto RIOgaleão, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, CEDAE-Manancial, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, Naturgy e Light, além da Buenos Dias, empresa parceira da Vicar na implantação do evento.

Homenagens e gratidão — “Esta iniciativa mostra a gratidão por vocês apostarem e acreditarem de novo no Rio de Janeiro”, declarou o Governador Cláudio Castro. “Tenham certeza que o Rio de Janeiro é muito grato à Stock Car, a Cacá Bueno, a todos vocês”, disse.

O CEO da Vicar, Fernando Julianelli, entregou a Cláudio Castro, Cacá Bueno e Alexandre Monteiro o certificado emitido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) que confirma a pista no RIOgaleão como um circuito não permanente, tornando o autódromo oficialmente licenciado pela entidade máxima do esporte a motor no Brasil.

Fernando Julianelli destacou a chance de homenagear um dos maiores pilotos da história da Stock Car, lembrando que a pista se chama oficialmente Circuito Cacá Bueno. “Fizemos esta homenagem a ele, piloto carioca e maior campeão em atividade na categoria. E, sem dúvidas, ele fez muito por merecer. Precisamos fazer essas homenagens em vida”.

Cacá enalteceu todo o empenho ao longo de dez anos para trazer o automobilismo de volta ao Rio de Janeiro, lamentou pelo fim do autódromo de Jacarepaguá, demolido em 2012, e afirmou que sonha com dias melhores para o esporte a motor em sua terra natal. “Eu tinha perdido a guerra, porque o autódromo foi destruído e estamos há dez anos sem uma pista aqui no Rio. Todos aqui fizeram um esforço tremendo para trazer o automobilismo de volta para cá. Um muito obrigado a todos”.

Alexandre Monteiro destacou que “é um prazer enorme a gente estar envolvido de alguma forma e ajudando, junto com os patrocinadores, a abrir o maior equipamento urbano do Rio de Janeiro ao retorno do automobilismo à Cidade Maravilhosa”.

O documento emitido pela CBA atesta que o Circuito Cacá Bueno possui as condições e padrões de segurança para a prática do automobilismo. O documento foi assinado pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra, e pelo líder da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação, Luis Ernesto Morales, responsável pelo desenvolvimento do mais novo traçado do esporte a motor nacional. “A prova está oficialmente autorizada pela CBA graças ao trabalho e esforço de todos os nossos parceiros. O automobilismo brasileiro, não apenas a Stock Car, é muito grato a vocês”, disse Fernando Julianelli.

A classificação da temporada 2022 tem o atual campeão, Gabriel Casagrande, na liderança do campeonato, com 63 pontos, seguido por Thiago Camilo, com 62. Rubens Barrichello é o terceiro e soma 56, contra 54 de Daniel Serra e 46 de Cesar Ramos, quinto colocado.

Além de Band e SporTV, a Stock Car é transmitida ao vivo pelas mídias oficiais da categoria (YouTube, Facebook e TikTok), Motorsport.TV, mídias do Estadão e Twitch da Tribo do Gaules. Já a Stock Series é transmitida pela RedeTV!, BandSports, as mídias oficiais da Stock Car e também pelo canal High Speed TV no YouTube.

GP Galeão da Stock Car: os detalhes da nova pista no aeroporto do RJ - Fotos: Bruno Jordão / EGOBrazil

GP Galeão da Stock Car: os detalhes da nova pista no aeroporto do RJ – Fotos: Bruno Jordão / EGOBrazil

Programação do GP Galeão:
Sábado, 9 de abril
8h30 – Stock Series – Shakedown
8h50 – Stock Car – Shakedown
9h10 – Stock Series – 1º Treino – Grupo único
9h55 – Stock Car – 1º Treino – 1º Grupo
10h40 – Stock Car – 1º Treino – 2º Grupo
12h – Stock Series – 2º Treino – Grupo único
12h50 – Stock Car – 2º Treino – 1º Grupo
13h35 – Stock Car – 2º Treino – 2º Grupo
14h40 – Stock Series – Classificação
15h40 – Stock Car – Classificação
17h – Stock Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 10 de abril
9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato (dez primeiros):
1º – Gabriel Casagrande, 63 pontos
2º – Thiago Camilo, 62
3º – Rubens Barrichello, 56
4º – Daniel Serra, 54
5º – Cesar Ramos, 46
6º – Gaetano Di Mauro, 41
7º – Julio Campos, 40
8º – Rafael Suzuki, 38
9º – Ricardo Zonta, 31
10º – Galid Osman, 28
10º – Ricardo Maurício, 28
10º – Marcos Gomes, 28
10º – Tony Kanaan, 28
10º – Bruno Baptista, 28

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Google Noticias ou Cosmopolitam no Instagram.

Tiago Ghidotti

Tiago Ghidotti é formando em jornalismo, alem de ser o CEO e Redator Chefe do EGOBrazil, pode ser encontrado nas redes sociais e também pode ser encontrado através do email contato@egobrazil.com

Mais LIdas

© Todos os direitos reservados.