O “experimental” era a unidade de oito válvulas da Mercedes com alta quilometragem. O motor estava muito coberto de sujeira, coberto de fuligem e cheio de óleo, portanto funcionava de forma desigual, consumia óleo e soltava nuvens cinzentas de fumaça.
Em todos os quatro cilindros, foi registrada uma compressão de 8 atmosferas – um terço a menos que o normal. Ilya Kickdown realizou um detalhamento completo do motor: o “aspirado” foi desmontado, todos os componentes foram lavados sob pressão e pequenas peças foram limpas ou substituídas manualmente.
“Tive que colocar novos retentores de haste de válvula, trocar as juntas, encher de óleo novo e também ajustar as válvulas.” Embora o motor tenha sido poupado de uma grande revisão, anos de remoção de carbono e trocas de fluido resolveram o problema.
Depois de detalhar todos os quatro cilindros, a compressão aumentou para 11 atmosferas, a unidade de potência começou a funcionar sem problemas e o escapamento ficou mais limpo.
Ilya kickdown observou que, sem interferir em princípio no design, foi possível atingir as características do novo motor.
Ilya é criador do canal brooklands detailing no youtube, lá ele compartilha diversos vídeos experimentando motores domésticos para fins científicos e educacionais não pela primeira
vez. Há um ano, os blogueiros construíram a cabeça do cilindro Moskvich-401 de plexiglass transparente para ver como a mistura inflama e as válvulas funcionam.