A Liga RJ, entidade responsável pelos desfiles da Série Ouro do carnaval carioca, marcou presença inédita na Cúpula Social do G20, realizada entre os dias 14 e 16 de novembro no Rio de Janeiro. O evento, promovido sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, alinhou-se à presidência brasileira no G20 e reuniu organizações da sociedade civil de todo o mundo.
A seleção da Liga RJ entre mais de 850 propostas foi um marco para o setor do carnaval. Segundo Hugo Júnior, presidente da entidade, o momento é histórico:
Leia Também Raça Rubro-Negra promete um Carnaval arrebatador com enredo de luta e resistência
“É uma oportunidade de dialogar e mostrar como o samba contribui para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Estamos conectando o carnaval às questões globais e reafirmando sua força como agente de transformação.”
Além de evidenciar a força cultural do samba, a Liga RJ apresentou uma agenda voltada para o desenvolvimento sustentável. Diego Carbonell, diretor de sustentabilidade, destacou a relevância da participação:
Leia Também Ale Jansen desembarca no Brasil para cumprir agenda carnavalesca com a Em Cima da Hora
“Queremos inspirar outras organizações a adotar práticas que respeitem o meio ambiente e valorizem as comunidades. O carnaval pode e deve ser um exemplo de cultura sustentável.”
Na quinta-feira (14), a Liga RJ promoveu a atividade “Sustentabilidade e Carnaval: combinação que dá samba e é nota 10!”, apresentando propostas para serem incluídas no documento final da Cúpula de Líderes do G20.
A participação reafirma a importância do carnaval como patrimônio cultural e instrumento de mudança social e ambiental no cenário global.
Leia Também Tays Reis faz bloco pré-Carnaval em São Paulo dia 25 de janeiro
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.