Connect with us

Noticias

Médico desenvolve pomada que auxilia nas dores nas pernas, edemas para quem tem vasos e varizes

Publicado a

em

Dr. Eduardo Brigidio - Crédito da Foto: Caio Barbosa

O cirurgião vascular, Dr. Eduardo Brigidio, desenvolveu a pomada que auxilia nas dores, inchaços, edemas para quem tem vasos e varizes.

O risco de desenvolver uma trombose, a formação de coágulos em veias e artérias que podem bloquear o fluxo sanguíneo e interromper o suprimento de oxigênio e nutrientes para os órgãos, é bem maior em pacientes infectados, especialmente aqueles com quadros mais graves, que precisam de internação em Unidade em Terapia Intensiva (UTI) devido a covid.

Segundo o Dr. Eduardo Brigidio, especialista em cirurgia vascular, a probabilidade de ter essa complicação vascular durante ou após a covid cresce um pouco mais naquelas pessoas que têm varizes, quadro marcado pela dilatação e pela deformação das veias mais superficiais das pernas.

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? E existem maneiras de prevenir, detectar precocemente e tratar a trombose relacionada à covid?

Dr. Eduardo Brigidio - Crédito da Foto: Caio Barbosa

Dr. Eduardo Brigidio – Crédito da Foto: Caio Barbosa

Por ora, o surgimento de varizes depois da covid é encarada como um evento independente e sem um denominador comum. Em todo caso, vale buscar um médico para avaliar o quadro de forma personalizada, caso você tenha reparado algo de diferente nos vasos sanguíneos dos membros inferiores. Ressalta Brigidio

As varizes em sua grande maioria são hereditárias, com fatores que pioram, como:

1) Sedentarismo

2) Trabalho de pé ou sentado com pernas pendentes

3) Número de gestações

4) Uso de anticoncepcional ou hormônios como estrogênio 5) Obesidade

6) Passado de trombose venosa profunda.

7) Outros

Veja que pelos fatores de risco, sua maior frequência é no sexo feminino, sendo de 70 a 80% sua incidência.

É uma doença que tem muitos mitos como uso de salto alto, subir escadas, uso de calças apertadas, fazer atividades físicas, que varizes voltam e não vale a pena tratar, e outros perguntas corriqueiras em consultório, porém essas falsas informações, levam muita gente a negligenciar a doença e não fazer o tratamento adequado.

O diagnóstico de varizes é clínico, feito com uma boa história da doença e ao exame do paciente, mas tem um exame que é imprescindível, que deveria ser feito por vasculares em consultório, como nós fazemos que o ultrassom das veias, onde descartamos tromboses e também se suas safenas estão boas, além disso temos aparelhos de laser que fazem luz ampliada para identificação dos vasos mais superficiais até 50 milímetros da pele. E outras tecnologias que servem como orientação para melhor tratamento possível.

Varizes tem tratamento sim, e deve ser tratada para evitar complicações da doença, o tratamento preferencialmente é a cirurgia, que é muito simples e pode ser feita convencional ou com LASER ou RÁDIO FREQUÊNCIA, mas temos muitos tratamentos em consultório como: espuma densa, aplicação de vasinhos convencional ou a laser, e tratamentos clínicos, que consistem em uso de meias elásticas, medicamentos flebotônicos (reforçam a parede das veias e melhoram o retorno do sangue) e os cremes, dentre eles um que utilizamos muito que é o Flebogel, que melhora as dores e cansaço, edema, serve para pós operatório, e hematomas, além disso é um excelente hidratante.

Dr. Eduardo Brigidio - Crédito da Foto: Caio Barbosa

Dr. Eduardo Brigidio – Crédito da Foto: Caio Barbosa

O risco de desenvolver, a trombose de coágulos, especialmente em casos mais graves, precisam de internação em UTI, nessa fase , a prevenção se faz necessária, com mobilização no leito a cada 2 horas, meia antitromboses ou compressão pneumática intermitente, massageando as panturrilhas, e anticoagulantes para prevenção.

Pois é, varizes tem tratamento sim, e com melhora da qualidade de vida e também dos sintomas e da estética de suas pernas, muita gente não sabe, mas para tratar celulites por exemplo, precisamos ter uma boa circulação, onde se inicia o problema.

Encare suas varizes como um doença, desde cedo, de casos mais simples, até mais complexos e sempre procure um cirurgião vascular, fica a dica.

Dr. Eduardo Brigidio - Crédito da Foto: Caio Barbosa

Dr. Eduardo Brigidio – Crédito da Foto: Caio Barbosa

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Cosmopolitam no Google Noticias ou Cosmopolitam no Instagram.

Renato Cipriano

🧾 Jornalista - MTB 089283 🎤 Radialista - DRT 055753 📺 Crítico de Tv

Continue Lendo

Mais LIdas

© Todos os direitos reservados.